O prefeito Marquinhos Trad  entregou nesta quarta-feira (18) para análise da Caixa Econômica Federal o projeto executivo da primeira etapa das obras de drenagem, pavimentação e recapeamento do Nova Campo Grande, bairro na região urbana do Imbirussu, com  uma população estimada em 20 mil habitantes.

_MG_6060“Estamos entregando todas as formalidades técnicas exigidas, junto com projeto para análise da Caixa Econômica Federal. Eu acredito que dentro do prazo de 30 dias, com a conclusão, já podemos iniciar o processo de licitação e, posteriormente, o início das obras, atendendo uma reivindicação antiga de moradores do bairro”, declarou o prefeito Marquinhos Trad.

Serão investidos, nesta etapa, aproximadamente R$ 51 milhões, recursos do PAC Pavimentação, com contrapartida do Município, em parceria com o Governo do Estado.

Superintendente Regional da Caixa Econômica em Mato Grosso do Sul, Evandro Narciso de Lima, disse que dentro de 30 dias a CEF já terá analisado o projeto e poderá assim liberá-lo para iniciar o processo de licitação.

_MG_6049“Queremos dar esse retorno no máximo daqui um mês, para que o projeto já possa ser licitado e iniciado definitivamente”, afirmou.

O presidente da associação de moradores do Nova Campo Grande, Marcelo Rodrigues, acompanhou a entrega e falou da importância da conquista do asfalto para o bairro. “Vai contemplar a grande maioria do nosso bairro, além da ponte, que vai nos ligar ao núcleo industrial, e fortalecer o bairro do outro lado do Córrego Imbirussu”, disse.

O projeto contempla a execução de 16 quilômetros de drenagem, 20 quilômetros de pavimentação e 9 quilômetros de recapeamento. Estão previstas intervenções em ruas como a Felipe dos Santos; Teófilo Otoni; Avenida 2; Wilson Paes de Barros; Antônio Vieira de Mello; Amaro de Castro Lima; ruas 25 e 57.

_MG_6028Entre as vias que receberão asfalto novo estão a Avenida 7 com quase 2 quilômetros de extensão, que será duplicada e prolongada. Com a construção de uma ponte de  20 metros sobre o Córrego Imbirussu, orçada em R$ 2 milhões, será um novo acesso ao Polo Empresarial Oeste, onde muitos moradores da região trabalham. Hoje, para chegar às empresas a única alternativa é pela Avenida Duque Caxias e o seu prolongamento, a  Avenida Solon Padilha.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Rudi Fioresi, o projeto de infraestrutura é complexo, tem um alto custo, em função das características de solo da região, onde o lençol freático é muito aflorado. “Será preciso recorrer a algumas soluções de drenagem de alto custo, dreno profundo, implantação de colchões drenantes”, explica.

Em função destas características do solo é que o projeto de pavimentação terá de ser  feito por etapas, conforme a disponibilidade de  recursos.