Em solenidade realizada na manhã deste sábado (10), o prefeito Marquinhos Trad entregou a primeira etapa das obras de drenagem e pavimentação do Jardim Anache, reivindicação de 30 anos da comunidade do bairro na região urbana do Segredo. Em 4 meses  foram implantados 2,207 quilômetros de drenagem e feitos 8,6 quilômetros de pavimentação distribuídos em 43 ruas, com investimento de R$ 10,3 milhões. Junto com o asfalto, chegou também a rede de esgoto.

IMG_4555Para a conclusão do projeto só falta finalizar 300 metros de asfalto na rua Guaxe Venancio Soares, construir  calçadas (já em andamento) e implantar 780 metros de drenagem, a partir da Rua Xaxim. A tubulação atravessará a Chácara Chaparral e destinará a escoar até o Córrego Botas as águas pluviais que descem do bairro. Também será feito o recapeamento da Avenida Lino Villacha, via de acesso ao Hospital São Julião.

Além de beneficiar um dos mais antigos parcelamentos urbanos da região norte, iniciado há mais de três décadas, a pavimentação do Anache, conclui a urbanização de duas comunidades, dentro do bairro, surgidas praticamente junto com o loteamento:  a antiga favela Pereira Borges, que margeia a Rua Xaxim e a outra da Rua das Algas, iniciada em 1996, sob a liderança de João Batista Bezerra da  Silva, hoje com 61 anos.

José Rodrigues de Farias, 87 anos

Exibindo sorriso pela chegada do asfalto,  na sexta-feira (9) pela manhã, fez questão de acompanhar de perto o término da construção da calçada da sua casa. “A cada eleição sempre era mesmo coisa:os candidatos a prefeito vinham aqui prometer a obra.  Só quando as máquinas a empreiteira começaram a fazer o asfalto, acredito que desta vez era pra valer, não era só uma promessa de campanha”, comenta.

Aos 87 anos, o alagoano José Rodrigues de Farias, mora há 19 anos na Rua Bem Querer, também comemora a chegada do asfalto ao bairro. “A gente sofria muito com a poeira e o barro”, lembra o aposentado.

A micro empresária  Naiara Almeida, de 22 anos, que desde os 5 anos mora na Rua Minara Anache, teve um trecho onde antes havia um terreno baldio, prolongado. Ela e o pai se animaram, agora que o bairro passou a ter toda a infraestrutura, a ampliar os negócios da família abrindo uma conveniência.

Naiara Almeida, 22 anos

Já a dona de casa Susy Darling, mãe de três filhas, diz que a chegada do asfalto na Rua Jacob Jorge, onde mora há 5 anos, já melhora a qualidade de vida da população.

Ruas pavimentadas no Anache

Rua Área Verde; Belo Canto; Cintilante; da Poesia; das Algas; Serena; do Pescador; dos Mocinhos; Gôndola;  Popular;  Pedra Preta; da Medalha; Silver; Campana; Bem Querer; das Codornas; da Távola; do Namoro; do Sobrado; Arroio Azul; dos Corretores; Marreco Azul; Padre de Cedro; dos Meninos; Pousada do Sol; Touro Negro; dos Amigos; Travessa Serrão01 e Travessa Serrão-02; Rua Guaxoró; Guaxe; Pacané; Xaxim; Faride George; Ahanna Anache ; Minira Anache; Jacob Georges; Elias Gatan; Ajax; Abrão Anache; Pereira Borges e dos Poetas.