Em solenidade realizada na manhã deste sábado (10), o prefeito Marquinhos Trad entregou a primeira etapa das obras de drenagem e pavimentação do Jardim Anache, reivindicação de 30 anos da comunidade do bairro na região urbana do Segredo. Em 4 meses  foram implantados 2,207 quilômetros de drenagem e feitos 8,6 quilômetros de pavimentação distribuídos em 43 ruas, com investimento de R$ 10,3 milhões. Junto com o asfalto, chegou também a rede de esgoto.

IMG_4555Para a conclusão do projeto só falta finalizar 300 metros de asfalto na rua Guaxe Venancio Soares, construir  calçadas (já em andamento) e implantar 780 metros de drenagem, a partir da Rua Xaxim. A tubulação atravessará a Chácara Chaparral e destinará a escoar até o Córrego Botas as águas pluviais que descem do bairro. Também será feito o recapeamento da Avenida Lino Villacha, via de acesso ao Hospital São Julião.

Além de beneficiar um dos mais antigos parcelamentos urbanos da região norte, iniciado há mais de três décadas, a pavimentação do Anache, conclui a urbanização de duas comunidades, dentro do bairro, surgidas praticamente junto com o loteamento:  a antiga favela Pereira Borges, que margeia a Rua Xaxim e a outra da Rua das Algas, iniciada em 1996, sob a liderança de João Batista Bezerra da  Silva, hoje com 61 anos.

José Rodrigues de Farias, 87 anos
José Rodrigues de Farias, 87 anos

Exibindo sorriso pela chegada do asfalto,  na sexta-feira (9) pela manhã, fez questão de acompanhar de perto o término da construção da calçada da sua casa. “A cada eleição sempre era mesmo coisa:os candidatos a prefeito vinham aqui prometer a obra.  Só quando as máquinas a empreiteira começaram a fazer o asfalto, acredito que desta vez era pra valer, não era só uma promessa de campanha”, comenta.

Aos 87 anos, o alagoano José Rodrigues de Farias, mora há 19 anos na Rua Bem Querer, também comemora a chegada do asfalto ao bairro. “A gente sofria muito com a poeira e o barro”, lembra o aposentado.

A micro empresária  Naiara Almeida, de 22 anos, que desde os 5 anos mora na Rua Minara Anache, teve um trecho onde antes havia um terreno baldio, prolongado. Ela e o pai se animaram, agora que o bairro passou a ter toda a infraestrutura, a ampliar os negócios da família abrindo uma conveniência.

Naiara Almeida, 22 anos
Naiara Almeida, 22 anos

Já a dona de casa Susy Darling, mãe de três filhas, diz que a chegada do asfalto na Rua Jacob Jorge, onde mora há 5 anos, já melhora a qualidade de vida da população.

Ruas pavimentadas no Anache

Rua Área Verde; Belo Canto; Cintilante; da Poesia; das Algas; Serena; do Pescador; dos Mocinhos; Gôndola;  Popular;  Pedra Preta; da Medalha; Silver; Campana; Bem Querer; das Codornas; da Távola; do Namoro; do Sobrado; Arroio Azul; dos Corretores; Marreco Azul; Padre de Cedro; dos Meninos; Pousada do Sol; Touro Negro; dos Amigos; Travessa Serrão01 e Travessa Serrão-02; Rua Guaxoró; Guaxe; Pacané; Xaxim; Faride George; Ahanna Anache ; Minira Anache; Jacob Georges; Elias Gatan; Ajax; Abrão Anache; Pereira Borges e dos Poetas.