O prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) entregou simbolicamente 106 braçais e boinas aos guardas municipais que participam do Curso de Patrulheiro. No total 1.250 boinas e braçais serão entregues para todos os guardas municipais. A solenidade aconteceu na tarde desta terça-feira no auditório Lúdio Martins Coelho. “Aqui eu não só estou entregando boinas e braçadeira. Tem toda uma história por trás desse simbolismo. Quando eu fui no dia 2 de janeiro de 2013 na Guarda Municipal que era um cubículo fétido, cheio de baratas na antiga Rodoviária e de lá pra cá houve muitas mudanças como viaturas novas , fardamento e agora com as boinas e braçais”, explica.
O secretario da Semsp(Secretária Municipal de Segurança Pública) Luidson Noleto,explicou que as 1.250 braçais e boinas adquiridas com recurso do Tesouro Municipal foi uma recomendação feita pelo Ministério Público para que o uniforme da GCM se diferencie dos outros poderes policiais. Então as boinas e braçais vão compor o uniforme da GCM atendendo ao disposto nos artigos 44 e 45 da Resolução Interministerial 15/2007 – PGJ-MS. “ O último secretario da pasta criou uma animosidade entre a Guarda Municipal com as policias Militar e Civil que até o MPE teve que intervir com a recomendação de mudança de farda. Nós lutamos muito para desfazer esse mal estar institucionais entre os poderes policiais e agora já podemos ver até confraternização entre guardas e policiais. Houve muitas mudanças para a melhor com cursos, aparelhamento e principalmente tirando os guardas civis municipais da situação vexatória que trabalhavam”, explica Noleto .

O comanda da GCM Darci Tomaz explica que agora a Guarda Civil Municipal  tem uma nova identidade e que todos os GCMs já estarão usando o uniforme completo da guarda. “A população já se acostumou em chamar a Guarda Municipal e agora com as boinas e braçais é mais uma forma que a população tem para identificar um guarda municipal na rua”, explica o comandante da CGM.