O prefeito Marquinhos Trad afirmou neste sábado (22) que até o começo do próximo mês de maio todos os uniformes escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme) estarão de posse dos alunos. Nesta tarde, junto com a secretária de Educação, Ilza Mateus, o prefeito acompanhou a chegada do último lote de tênis que compõe o uniforme dos alunos da Reme.

O material foi entregue no depósito da Semed e as equipes da secretaria já iniciaram a separação e organização dos calçados que serão entregues a partir desta terça-feira (25) nos Ceinfs. As equipes já organizaram kits para a distribuição em 17 Ceinfs e escolas.

WhatsApp Image 2017-04-23 at 07.06.53Na semana passada foram entregues novas remessas de camiseta manga curta. Ao todo, são mais de 350 mil peças do uniforme escolar (shorts, tênis e camisetas) que começaram a chegar nas escolas no dia 27 de março, cuja distribuição teve início pelos Centros de Educação Infantil (Ceinfs).

O lote que chegou neste sábado conta com 17.214 pares de tênis. Na segunda-feira (24) serão entregues no depósito pelo menos 70 mil pares de meias com sola emborrachada, uma das novidades do uniforme deste ano e que visam oferecer maior segurança às crianças das séries iniciais dos Ceinfs.

Metade da rede já recebeu

Mais de 50% das unidades escolares da Reme já receberam os uniformes e segundo a secretária Ilza Mateus, a entrega será concluída entre a última semana de março e o início de maio para os 100 mil alunos da Rede Municipal.

Os alunos dos Ceinfs até o 1º ano do Ensino Fundamental estão recebendo este ano duas camisetas, bermuda, meias, tênis, além de jaqueta, camiseta manga longa e calça comprida, que chegarão nas próximas semanas.

WhatsApp Image 2017-04-23 at 07.06.07Já os alunos do 2º ao 9º ano, além do EJA (Educação de Jovens e Adultos) irão receber camisetas de manga curta e longa. Ao todo forma compradas 350 mil peças.

“As equipes da Semed estão empenhadas na entrega dos uniformes, inclusive nos finais de semana. Conforme o material chega já organizamos tudo para agilizar as entregas, destacou Ilza Mateus.
Uniformes antigos

Celeridade

O prefeito Marquinhos Trad voltou a ressaltar que os uniformes de gestões passadas encontrados no depósito da Semed e que somaram 85 mil peças, também serão distribuídos aos alunos.

“Não podemos desperdiçar recursos públicos, sobretudo quando constatamos que esses uniformes foram encontrados em perfeito estado para serem utilizados pelas nossas crianças”, afirmou o prefeito.

O prefeito reiterou seu compromisso de fazer uma gestão comprometida com o uso racional dos impostos dos contribuintes.

WhatsApp Image 2017-04-23 at 07.06.07 (1)“Uniformes de outras administrações pertencem ao município e não ao prefeito do momento, não podemos personificar bens sociais tão importantes como esses”, reiterou Marquinhos Trad.

A secretária Ilza Mateus explicou que as peças serão entregues nas escolas a pedido dos diretores que devem entrar com contato com a Semed para listar a quantidade e o tipo de peça que necessitam. “Dessa forma poderemos controlar melhor a distribuição, entregando o que a unidade realmente precisa”, afirmou.

Qualidade do uniforme

Marquinhos Trad também fez questão de destacar a qualidade do material adquirido em sua gestão, comparando as peças da gestão passada. Para exemplificar a diferença, ele comparou um modelo de bermuda da administração anterior com a comprada este ano.

Além de não apresentarem elasticidade e conforto, o prefeito mostrou que as bermudas antigas tem uma numeração superior a dos alunos a que eram destinadas. “As que deveriam vestir uma criança de oito anos cabem em mim“, pontuou.

O prefeito e a secretária Ilza Mateus ressaltaram que, apesar de todas as peças de gestões passadas serem distribuídas, ficará uma parcela de uniformes novos no depósito pra atender eventualidades.

“Podem ocorrer contratempos e a criança perder o uniforme, sem falar nos alunos que chegam até o final do ano. Temos que ter roupa para eles também”, concluiu a secretária. No entanto, as sobras serão entregues no próximo ano.

(Matéria editada às 19h32 para acréscimo de informações)