Com a missão de auxiliar o Executivo Municipal na execução do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, os novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan) tomaram posse nesta quinta-feira (10), em ato oficial com a presença do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad.

Essas 22 pessoas estarão à frente da entidade por um período de dois anos, a contar de 4 de agosto de 2017, conforme publicação no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande).

Durante o ato de posse, o prefeito reforçou a importância dos conselheiros, que no caso da Comsan, asseguram que o alimento chegue com mais segurança às pessoas. “Aqui são todos voluntários, pessoas abnegadas. Mais importante do que várias outras funções na vida é o alimento balanceado e vocês foram abençoados com esse dom de proteger as pessoas, para que os alimentos fornecidos pelos produtores daqui cheguem às pessoas com segurança e dentro do padrão de qualidade exigido. Isso é cuidar da vida e do ser humano”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal.

Representante do Conselho Regional de Nutricionistas – CRN da 3ª Região, Maria Cristina Mendes, falou da grande responsabilidade assumida por esses conselheiros. “Não queremos ser vistos como fiscalizadores, mas como apoiadores daqueles que trabalham com a agricultura e, para isso, contamos com o apoio da prefeitura. Esperamos que a gestão nos apóie já que nos últimos anos as visitas, que são fundamentais, não puderam ocorrer como deveriam por falta de atenção do poder público. Somente conhecendo de perto a produção desses alimentos, é que podemos assegurar que esses alimentos são realmente seguros para chegar à mesa das famílias. Estamos otimistas de que faremos um trabalho bastante eficiente nestes dois anos”, ponderou a nova conselheira, que tomou posse na data de hoje.

Composto por membros titulares e suplentes com representantes da Sociedade Civil e de representantes Governamentais, o Comsan é vinculado à SAS. Para o titular da pasta, José Mário Antunes da Silva, o conselho tem um papel importante na sociedade e terá todo apoio da secretaria. “Essas pessoas cuidam daquilo que é entregue para a prefeitura e o alimento é algo sagrado e deve ser tratado com muita atenção”, disse.

Confira a composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – Comsan 2017/2019:

I – REPRESENTANTES DE ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS

1. – Secretaria Municipal de Assistência Social – SAS
  • Titular: Melissa Fernanda Ferreira Nicolau Benites
  • Suplente: Delvani Balbuena Sobreira

1. – Secretaria Municipal de Educação – SEMED

• Titular: Fatima Pereira Souza
  • Suplente: Ana Sofia Moraes

1. – Secretaria Municipal de Saúde Pública – SESAU

• Titular: Alana Gisele Galeano
  • Suplente: Fabiana Santos Araujo de Oliveira

1. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia – SEDESC

• Titular: João Marcelo Menezes Lopes
  • Suplente: Maxilani de Souza Coutinho

1. – Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais – SEGOV

• Titular: Gilberto kodjaoglanian Di Giorgio
  • Suplente: Theodossi kalashe Neto

II – REPRESENTENTES DE ENTIDADES NÃO GOVERNAMENTAIS

1 – Associação Beneficente dos Renais Crônicos – ABREC

• Titular: Silvana Carvalho Polleto;
  • Suplente: Umarla de Almeida Menezes.

2 – Cooperativa de Produtores Orgânicos da Agricultura Familiar de CG- Organocoop

• Titular: Julio Gama Fernandes;
  • Suplente: Vânia Simões Duarte