Os 28 conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tomaram posse nesta segunda-feira (26), representando entidades governamentais e não-governamentais, e já estão dando continuidade ao atendimento de proteção integral à infância e à adolescência campo-grandense. Os novos conselheiros terão mandato de dois anos – de 20 de março de 2018 a 20 de março de 2020.

Foto: Geronimo Interlandi

Criado através da Lei n. 2892 de 09 de junho de l992, cumprindo uma determinação da Lei Federal n. 8069 de 13 de junho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, o CMDCA tem o papel de controlar a Política de Defesa de Direitos no encaminhamento e acompanhamento junto aos órgãos competentes, nas denúncias de todas as formas de negligência, omissão, discriminação, exclusão, exploração, violência, crueldade e opressão contra as crianças e os adolescentes.

Durante a solenidade de posse dos conselheiros, o prefeito Marquinhos Trad ressaltou a importância do ato e parabenizou o apoio das entidades não-governamentais em todo o processo de garantia dos direitos e defesa das crianças e adolescentes.

“Vocês vão representar o lado da assistência social da nossa cidade. E eu agradeço as entidades não-governamentais, porque vocês dão tanto pela nossa cidade. Mesmo com todas as dificuldades vocês fazem muito por todos nós”, disse o prefeito.

Cumprindo o Estatuto da Criança e do Adolescente, o CMDCA tem registrado aproximadamente 70 entidades com seus respectivos programas de proteção, com atendimento às crianças e aos adolescentes em Campo Grande.

Foto: Geronimo Interlandi

A vice-prefeita Adriane Lopes também pontuou a importância do apoio de todos, da gestão participativa, nas repostas à sociedade.

“Participamos hoje da posse do Conselho, que é um muito importante pois a nossa gestão é uma gestão participativa e os conselhos tem trabalhado conjuntamente com a gente”, disse.

Para o secretário municipal de Assistência Social, José Mário, o CMDCA é fundamental para garantir a efetivação das políticas públicas.

“Este ato é de suma importância para Campo Grande. O Conselho é quem acompanha, direciona e fiscaliza se a política do direito da criança e do adolescente está sendo cumprida. Peço a todos os conselheiros que se dediquem de corpo e alma neste acompanhamento. Queremos praticar a melhor política possível para nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

Representantes Governamentais

• Secretaria Municipal de Assistência Social – SAS

Titular: Priscilla Carla doa Santos Justi / Suplente: Alessandra Rossi Cáceres Mendonça

• Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento – SEFIN