O prefeito Marquinhos Trad e o governador Reinaldo Azambuja assinaram, nesta terça-feira (20), um protocolo de intenções para a realização da 27ª edição do Rally dos Sertões, que terá largada em Campo Grande no dia 24 de agosto, integrante as comemorações dos 120 anos da nossa Capital.

IMG_7840 (Copy)“Este evento foi bem planejado e organizado e com este trabalho devolvemos a população o prazer de morar em Campo Grande. Este evento ficará registrado na história de nossa cidade e daquelas por onde passarão as equipes participantes. O mais importante de tudo isto são as ações sociais que serão desenvolvidas pela organização do evento”, declarou o prefeito Marquinhos Trad.

O governador Reinaldo Azambuja lembrou que o Rally dos Sertões já passou pelo Estado de Mato Grosso do Sul em 2017,  nos municípios de Bonito, Aquidauana e Coxim.

“É com muita satisfação que recebemos mais uma vez o circuito de um maiores ralis o mundo. Campo Grande, desta vez, será o ponto de largada. É um evento que tem grande importância do ponto de vista econômico, cultural e social. Vamos trabalhar junto com a Prefeitura da Capital para termos mais um Rally com sucesso”, afirmou Reinaldo.

O diretor-geral dos Rally dos Sertões, Marcos Moraes, ficou otimista com o roteiro do evento do próximo ano.

“Mato Grosso do Sul é um estado com paisagens belíssimas, sem contar com os trechos bem desafiadores para os competidores. Aqui a população sabe receber o turista. Tenho certeza que faremos um grande evento aqui no MS e com a largada memorável em Campo Grande”, disse Marcos Moraes.

O evento

Depois de 16 vezes iniciada por Goiânia (GO), os organizadores do Rally dos Sertões anunciaram a mudança no último dia 25 de agosto, em Fortaleza, no encerramento da competição off road 2018.

IMG_7882 (Copy)O Rally dos Sertões movimenta uma caravana de mais de 1.700 pessoas – são mais de três mil quilômetros de prova, passando por 18 estados e 119 cidades – contando com cobertura aérea de helicópteros, aviões e drones e, por terra, com carretas e mais de 50 picapes, que oferecem suporte técnico aos competidores e realizam ações sociais e ambientais, impactando a cadeia produtiva local.

Hotéis, bares e restaurantes, postos de gasolina, farmácias, taxis, ubers e lojas tem um impacto positivo com a passagem do evento.

A expectativa é que o Rally dos Sertões, uma das mais importantes competições off road do mundo, consolide Mato Grosso do Sul no circuito nacional de esportes/turismo  de aventura – a corrida envolve carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs e também é conhecida por levar ação social e ambiental pelos locais que passa.

Ação Social

Dentre as ações, a responsabilidade de recolher todo o lixo gerado durante o percurso e os acampamentos, removendo resíduos provenientes da prova como vidros quebrados, óleo derramado, enfim, qualquer dano ao ambiente, já rendeu prêmios internacionais à organizadora do evento, a empresa Dunas Race. As ações sociais prevêem ainda atendimento médico às comunidades mais necessitadas que estiverem no percurso.

Retorno ao circuito nacional esportivo

Planejamento e construção coletiva  projetam cada vez mais Campo Grande na rota do circuito nacional esportivo. Esse  resultado é fruto de políticas públicas implementadas pela atual gestão, voltadas para o esporte, e demonstra o compromisso com o segmento em todas as modalidades.

Com a reforma do Guanandizão e a finalização das obras da Pista de Atletismo do Parque Ayrton Senna, Campo Grande poderá receber cada vez mais eventos.

O evento contou com a presença da secretária Municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun, e do diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes, Rodrigo Terra.