A partir de agora, toda a Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande passa  integrar o sistema online,  totalizando as 94 escolas municipais e 99 Centros de Educação Infantil (Ceinf) inseridos à Plataforma de Matrícula 2017. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, pelo prefeito Alcides Bernal durante solenidade na abertura do período de matriculas do ano letivo de 2017, no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na ocasião foi detalhado o funcionamento do sistema que já começou a funcionar e pode ser acessado pelo endereço  www.matriculasreme.campogrande.ms.gov.br.

“Nós dissemos que íamos implantar a transparência no nosso município e cumprimos um dever histórico, de resgatar o campo de restabelecimento da ordem democrática, administrativa, financeira e moral. Graças ao empenho da equipe estamos comemorando a implantação de um sistema de modernização das matrículas da Reme, estendendo para todas as escolas, com isso iremos permitir a transparência necessária para que nem um pai ou uma mãe se sinta passado para trás e não tenhamos o desconforto das filas e para que todos tenham seu direito garantido e que não haja interferência para quebrar a sequencia normal”, ressaltou o Prefeito Alcides Bernal.

Com o intuito de unificar e ampliar o acesso a todas as etapas de ensino, a Semed inova com a plataforma 2017 que permite o acesso à lista de cadastro online também para o  Centro de Educação Infantil (Ceinf), ETI – Escolas de Tempo Integral, Escola Agrícola e escolas rurais, modernizando o atendimento. A ação irá possibilitar, a partir de agora, a integração na matrícula online de todas as escolas da Reme.

Para dinamizar os procedimentos dentro do sistema foi elaborado, previamente, um cronograma geral de pré-matrícula que irá conter, nas chaves de acesso, os procedimentos para efetuar a matrícula (tipo de unidade: escola ou ceinf), a maneira de acesso (com a descrição dos procedimentos para o responsável do aluno seguir) e quando fazer (o período em que poderá ser realizada).

A plataforma da Matrícula 2017 tratará,  sucintamente, de cada modalidade de ensino, ou seja, do berçário ao EJA (Ensino de Jovens e Adultos) bem como suas especificidades para agilizar o atendimento. De acordo com a chefe da Divisão de Informações Gerenciais – DIIG, Valesca Jovê, a plataforma atenderá de forma eletrônica. “Os pais e responsáveis poderão acessar para fazer a pré-matrícula através de computador, aparelho celular smart​phone e tablet ligado conectado à Internet. Esse novo processo deixará mais ágil a efetivação da matrícula para os alunos, pais ou responsáveis”.

O defensor público, Guilherme Cambraia comentou sobre a importância do período de matrícula. “Parabenizo pela iniciativa que esta oferecendo maior transparência a quem precisa da administração pública, em nenhum outro momento se viu um projeto de tamanho nível como este e é isso que a nossa população merece, pois as pessoas tem problemas, esperam e lutam por vagas”, ressaltou.

Estará sendo disponibilizada ainda à população uma normativa​​, uma espécie de manual que irá explicar e orientar  sobre as mudanças e detalhar como serão realizados os procedimentos das matrículas dos centros de educação infantil e das escolas de tempo integral.

“Procuramos para a população a melhor forma de atendimento trazendo mais conforto e agilidade.​ ​​ O resultado é a modernização da gestão utilizando a tecnologia que implantamos não somente nesta área, mas também em vários segmentos na educação”, comentou a Secretária Municipal de Educação, Leila Machado.

IMTI
A elaboração da nova plataforma foi desenvolvida pela própria Prefeitura Municipal através do Instituto Municipal de Tecnologia da Informação,​ o que não gerou custos para o  cofre público municipal. “Elaboramos o site dentro de uma plataforma muito usada mundialmente, a WordPress. Essa plataforma é mais simples e fácil de mexer o que traz para a administração mais agilidade, inclusive aplicamos em outras sites institucionais da própria prefeitura”, explicou o superintendente de desenvolvimento de sistema, Franscisco Natalino.

Matrículas
No ano de 2016, 10.500 novos alunos foram matriculados na educação infantil, sendo 5.000 nos Ceinfs e 5.500 nas escolas da Rede. No ensino fundamental, foram matriculados 5.000 novos alunos. A ampliação de vagas na rede foi de 15.500 alunos.
Para o planejamento de 2017 com a readequação de salas e a entrega das salas modulares, aponta a ampliação de 17.500 vagas, sendo 12.300 vagas na educação infantil (6.550 nos Ceinfs e 5.750 nas escolas) e 5.200 novas vagas no ensino fundamental, inicialmente.

Obras
Em tempo, o prefeito anunciou o pacote de obras de Ceinfs e escolas que estão próximos do termino de finalização e em andamento. São elas: Escola Padrão Varandas do Campo, com 70% em andamento; Escola Padrão no bairro Parati com 60%; os Ceinfs, Centenário com 80%; Vespaziano Martins com 75%; Jardim Radialista com 25%; Zé Pereira com 85%; Vila Popular com 85%; Sarandi/Nilopolis com 70%; tijuca II com 90%; Oliveira III com 65%; São Conrado com 65%; Jardim Noroeste com 85%; Nascente Segredo com 53%; Anache/Nova lima com 70%; Jardim Talismã com 60%; Serravile com 40%; Jardim Nashville com 20%, Jardim Colorado 20% e Moreninhas com 20%.