O pré-natal odontológico é um acompanhamento que visa orientar as gestantes sobre os cuidados com a própria saúde bucal. Essa prevenção é extremamente importante para garantir a saúde da mamãe e do bebê. Por isso, mesmo durante o período de pandemia do coronavírus (Covid-19), a USF Moreninha III manteve o atendimento às gestantes assistidas garantindo o cuidado integral.

Na unidade, as pacientes recebem orientações sobre a  higiene, importância da amamentação e primeiros cuidados com a saúde bucal do bebê.  Outro ponto é em relação à alimentação da futura mamãe. Nesta fase, o ideal é ingerir bastante líquido e evitar o jejum prolongado, pois a boca seca e a alimentação inadequada podem afetar a saúde bucal.Até a última semana cerca de 60 gestantes das áreas adscritas foram atendidas.

Durante a gravidez ocorrem alterações hormonais que impactam na saúde bucal da mãe. Entre as mudanças percebidas estão a sensibilidade da gengiva e o aumento da vascularização em toda a mucosa bucal.

A recomendação é que a gestante faça o acompanhamento constante com o dentista durante os nove meses de gestão. O ideal é visitar o profissional duas a três vezes. A primeira consulta pode ocorrer entre o 1º e o 2º mês da gestação, a próxima no segundo trimestre (entre o 4º e o 5º mês) e a última próxima ao parto (entre o 7º e o 8º mês).