Com a posse de membros do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, a Prefeitura de Campo Grande quer ampliar a participação da sociedade civil no desenvolvimento de políticas públicas. Os 20 membros, representando entidades governamentais e não-governamentais, estão comprometidos com a elaboração de políticas públicas de esporte e lazer para a comunidade.

O Conselho Municipal de Esporte e Lazer foi uma das metas de governo da administração e desejando boas vindas aos novos membros, o Prefeito Marquinhos Trad ressaltou a importância de ser atuante. “Independente da ideologia partidária, é importante que os membros do Conselho façam pelo esporte e que colaborem com o desenvolvimento do esporte e do lazer para Capital”, pontuou.

Membro do Conselho,o professor Vanderlei Porto Pinto, representando as Entidades de Classe dos Profissionais de Esporte e Lazer, comentou a importância da responsabilidade assumida. “Essa é uma parceria da sociedade com o poder público, onde nós acreditamos que o sistema de Conselho é aquilo que representa a sociedade. Vamos transformar essa parceria na vontade de fazer o esporte acontecer em Campo Grande”, declarou.

O Conselho foi criado como órgão colegiado de caráter consultivo, que tem como finalidade auxiliar na organização e consolidação das políticas públicas de esporte e lazer, na melhoria do padrão da gestão, qualidade e transparência do esporte e lazer no Município. Para o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, o conselheiro  é o instrumento de definição de ações para desenvolver as políticas públicas de esporte e lazer.IMG_2875

“Entendemos que o conselho é de fundamental importância para o desenvolvimento das nossas ações e das nossas políticas. Queremos que o Conselho seja protagonista, porque inúmeras decisões passarão pelos membros. Já temos nossa primeira tarefa, que será dia 22 de novembro, com a primeira Conferência Municipal de Esporte e Lazer organizada pelo Conselho, onde escutaremos a cidade como um todo e definiremos com ela outro ponto fundamental: o nosso Plano Municipal de Esporte e Lazer, que sai das metas da Conferência e que direciona as nossas ações”, disse Terra.

Sobre o Conselho

Criado pela Lei Complementar nº 5299 de 24 de Julho de 2018 a qual dispõe sobre a criação do Sistema Campo Grandense de Esporte e Lazer, com a finalidade de reunir os inúmeros segmentos da sociedade para, na área de esporte e lazer, assessorar o Poder Público e cooperar com a elaboração de políticas públicas de esporte e lazer para a comunidade.

Tomaram posse:

I Representantes de Órgãos Governamentais.

1-Fundação Municipal do Esporte- FUNESP;Titular: Rodrigo Barbosa Terra; Suplente: Rafael Presotto Vicente Cruz.

2- Secretaria Municipal de Cultura e Turismo- SECTUR; Titular: Melissa de Carvalho Sone Tamaciro; Suplente: Wantuyr Barbosa Tartari.

3- Secretaria Municipal de Educação- SEMED: Titular: Kleiton Ramires Pires Bezerra; Suplente: Maurício Bernardo de Aguiar.

4- Secretaria Municipal de Saúde- SESAU: Titular: Julio Cesar de Souza; Suplente: Rafael Forlaneto Bernardinis.

5- Secretaria Municipal de Assistência Social- SAS; Titular: Maria Lucia Alencar; Suplente: William Henrique de Almeida Ximenes.

6- Representantes de Instituições de Educação Superior e Pesquisa, vinculadas ao Esporte e Lazer.

A-Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS; Titular: Sarita de Mendonça Bacciotti.

B- Centro Universitário da Grande Dourado- UNIGRAN; Suplente: Rafaela Henrique Rosa.

7- Representantes das Federações, Ligas, Clubes e Associações Esportivas.

A- Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul- FVMS; Titular: Álvaro Roberto Benedito Ferreira.

B- Liga Beach Tennis Campo Grande- MS; Suplente: Daniela Rodrigues de Oliveira.

8- Representantes das Entidades de Classe dos Profissionais que atuam com Esporte e Lazer.

A-Conselho Regional de Educação Física CREF; Titular: Vanderlei PortoPinto.

B- Conselho Regional de Educação Física CREF; Suplente: Diego Bezerrade Souza.

9- Representantes das Associações de Moradores.

A- Associação de Moradores do PARQUE Residencial Maria Aparecida Pedrossian- AMAPE; Titular: Janio Batista de Macedo.

B- Associação de Moradores do Bairro Taveirópolis; Suplente: Giovana Ramirez Carneiro Luz.

10- Representantes de Entidades que desenvolvem atividades de esporte e lazer (organizações não governamentais), instituições de Representação Ética raciais.

Serviço Social do Comércio- SEC-AR/MS; Titular: José Carlos Rigo Alves.

B- Instituto de Desenvolvimento Evangélico IDE; Suplente: Gilsmar Franco Pires.