Em Campo Grande, o Dia Nacional do Ciclista (19 de Agosto) não deixou de ser comemorado. A Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) promoveu, na Avenida Duque de Caixas com a Avenida Lúdio Martins Coelho, uma ação educativa com a distribuição kits com adesivos refletivos, mochila amarela com a frase “No trânsito o sentido é a vida”, squeez e folders com as recomendações para andar com segurança.

IMG_20190819_181815262Agentes da GCM e policiais da BPMTRAN estiveram no evento e orientaram os ciclistas sobre o respeito às leis de trânsito; o uso das ciclovias; o cuidado ao passar por carros estacionados; a circulação sempre do lado direito da via, próximo ao meio-fio e no mesmo sentido dos veículos.

A chefe de educação para trânsito da Agetran, Ivanise Rota destaca as dicas de segurança incluem equipamentos (usar sempre capacete, luvas e óculos); iluminação (usar sempre luz branca na frente e vermelha atrás); velocidade (andar em uma velocidade compatível à via); não ultrapassar o sinal vermelho; usar sempre calçados fechados para pedalar.

“A campanha  não deve se prender apenas ao ciclista. Teremos uma segunda fase do “respeitômetro”, pois a campanha é importante também para o motoristas de automóveis, ônibus e caminhões, porque os acidentes graves que ocorrem nas cidades são principalmente causados por esses condutores de veículos ao ultrapassar bicicletas”, reforça Ivanise Rotta

O gestor administrativo Éder Vera Cruz participou da ação da Agetran que serve como um alerta aos ciclistas na ação realizada no dia 19 de agosto. “Esta é uma data para mostrar que andar de bicicleta é saúde para quem pedala e também preserva o meio ambiente. Quem deixar o carro em casa e usa a bicicleta como meio de transporte evita a emissão de gases e a poluição em geral. Em nossas campanhas para o trânsito alertamos os motoristas sobre as regras do trânsito e principalmente o respeito com os ciclistas”, finaliza.

IMG_20190819_182141840Carlos Zalesk usa a bicicleta para o lazer e considera a ação da Agetran como incentivadora e Educacional. “É uma ação muito boa. A gente economiza energia e preserva o meio ambiente”.

Gilberto Oliveira utiliza a bicicleta para ir ao trabalho considerou o ato da Agetran interessante. “Nem eu mesmo sabia que este 19 de agosto é o dia do ciclista. O trânsito ultimamente está violento para que anda de carro. Andar na ciclovia corretamente é mais seguro”, comentou.

Para Claudemir Neres Garcia foi um ação muito boa. “Com este trabalho, a Agetran educa os ciclistas que andam no trânsito. Eu tenho minha caminhonete para fazer os serviços, mas sempre que posso uso a bicicleta para fazer alguns trabalhos. Temos que economizar combustível para proteger o meio ambiente”, frisou.

Homenagem

O dia escolhido para comemorar é uma homenagem ao ciclista Pedro Davison, que morreu em 19 de agosto de 2006, ao ser atropelado enquanto pedalava na faixa central do Eixão Sul, em Brasília.

Em Campo Grande já temos vários representantes de grupos organizados que pedalam e divulgam este meio de transporte sustentável. Temos os projetos pré aprovados que interligam as ciclovias, facilitando assim a circulação segura dos ciclistas. É lei também do Código de Trânsito Brasileiro artigo 201 manter distância de 1,5 metros na lateral  ao ultrapassar ciclistas, esta lei deve ser respeitada por todos os veículos motores.