A população das Moreninhas aproveitou a manhã deste domingo (11) para utilizar os diversos serviços ofertados durante a primeira Ação Jovem deste ano. Na praça do Bairro Moreninhas 3, na Rua Barreiras nº 400, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Juventude (Subjuv), e com o apoio de mais de 25 parceiros, levou cidadania e serviços sociais para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.

Foto: Geronimo Interlandi

O aposentado de 81 anos, Luiz Severo, contou que aproveita todas as ações para cortar o cabelo, e hoje, não foi diferente. “Vim aqui aproveitar para cortar o cabelo e ficar com o corte em dia. Sempre participo”, disse.

Quem também quis aproveitar o serviço foi a empregada doméstica Kamila Aquino, de 26 anos. Ela levou os dois filho e mais uma sobrinha. “Vim trazer as crianças para cortar o cabelo, ir ao dentista e também brincar. É um dia para aproveitarmos os serviços e deixar a criançada se divertir”, afirmou.

Já o guarda municipal Anderson Camilo, de 37 anos, levou os filhos para brincar. “Eu trouxe as crianças para se divertir. Elas já comeram algodão doce, pintaram o rosto e agora estou levando uma muda de acerola para plantar no quintal de casa”, contou.

Foto: Geronimo Interlandi

Diversos foram os serviços ofertados, que vão desde atendimento de saúde, orientações jurídicas, espaço para crianças, esporte, doação de mudas e livros, renegociação de dívidas, corte de cabelo gratuito, realização de orientações e tratamento de saúde bucal a apresentações culturais, como a participação da banda do Exército Brasileiro.

Visitando a ação, o prefeito destacou a parceria dos envolvidos. “Diversos órgãos públicos estão aqui hoje, fazendo esse evento acontecer. Como sempre digo: não fazemos nada sozinho. Esta ação vem mais uma vez demonstrar que com apoio de todos, seja do público, ou do privado, podemos melhorar a vida das pessoas e levar ações concretas para a população”, disse.

Foto: Geronimo Interlandi

Ainda neste ano estão previstas outras oito atividades. “A Ação Jovem é um projeto muito importante que a gente desenvolve. Nesta ação a gente consegue reunir diversos atores da sociedade, tanto empresas, como entidades da sociedade civil, e promovemos um domingo de confraternização nesses bairros, porque levamos serviços odontológicos, médicos, atividades desportivas, mas levamos também alegria às pessoas”, explicou o subsecretário de Políticas para a Juventude Maicon Nogueira.

Ainda segundo ele, em 2017 foram feitos cinco eventos e a média de público foi de mais de 1 mil pessoas. As atividades aconteceram nos bairros Coophasul, Aero Rancho, Ana Maria do Couto e nos Jardins Portal Caiobá e Carioca.

Para o coordenador de Ações e Projetos da Subjuv, Wilson Lands, a Ação Jovem tem como objetivo principal promover ações interligadas entre o poder público municipal e a iniciativa privada, fortalecendo o voluntariado. “Esta ação é um dos maiores projetos sociais desenvolvidos pela Subsecretaria e só é possível devido ao apoio de toda a comunidade e a participação de pessoas que estão interessadas em ajudar a população”, destacou.

Foto: Geronimo Interlandi

Dentre os voluntários destacam-se os cerca de 30 barbeiros que estiveram na ação. “Conseguimos reunir cerca de 30 profissionais aqui, fazendo cortes masculinos, das melhores barbearias da Capital, e eu fazendo o corte feminino”, explicou o servidor e cabeleireiro Marcos Rogério, da Subju.

Parceiros

Entre os órgãos públicos e empresas participantes da ação está a Subsecretaria de Políticas para a Juventude, que fez a inscrição para os cursos profissionalizantes: Telecentro da Juventude e Curso de Capacitação Profissional; a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (Semu), que levou orientação ao enfrentamento à violência contra a mulher e distribuiu cartilhas informativas; a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), que fez a doação de mudas frutíferas.

Foto: Geronimo Interlandi

A Agência Municipal de Habitação de Campo Grande (EMHA), com a renegociação de dívidas e cadastro; a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), que fez o Cadastro Único; a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur)  com a doação de livros; a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesde), que levou orientações sobre prevenção ao uso de substâncias psicotrópicas (substância química) com a Superintendência de Ações Preventivas ao Uso de Drogas (Sapud) e a Guarda Municipal.

Participaram ainda, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), que levou o Clube do Setinha – Jogo de argolas e dicas para educação para o trânsito; a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), fez o aconselhamento e encaminhamento, testes de Doença sexualmente transmissível (DST); a Fundação Municipal de Esporte (Funesp) levou ações recreativas; a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU) fez o Censo Cidadão que.

Também esteve presente a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), que levou uma equipe para realizar o serviço de limpeza no local (roçada, poda de árvore), a reposição de lâmpadas queimadas e o serviços de tapa-buraco; a Solurb Soluções Ambientais, que promoveu uma educação ambiental  por meio do Projeto Reciclando Nossas Atitudes, fez ainda uma exposição de artesanato com materiais recicláveis e a importância dos R’s da reciclagem para reaproveitamento de resíduos recicláveis e geração de renda.

As Associações Atléticas das universidades de Campo Grande também levaram atividades relacionadas aos cursos, como atendimento de saúde, orientações sobre atividades físicas, brincadeiras para crianças e jogos esportivos; Grudão Doces que fez a doação de algodão doce; o Centro de Formação de Condutores Rodão; a Pax São João Batista e a Velutex, que fez a doação de tintas para revitalização da praça.