A Prefeitura de Campo Grande (PMCG), por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Fundação Social do Trabalho (Funsat) e Agência Municipal de Habitação (Emha), realizou nesta quinta-feira (14), consulta pública com a finalidade de colher sugestões para a elaboração do Orçamento Municipal 2019. Participaram 136 moradores do Residencial Bom Retiro, no bairro Vila Nascer, cadastrados no Programa Proinc, capacitados em construção civil pelo Programa Casa Pronta.

O diretor-presidente da (Emha), Eneas José de Carvalho Netto explicou que a escolha por meio digital  das prioridades pela comunidade é uma forma democrática de garantir a participação da população no processo de elaboração do orçamento municipal. “A Planurb, por meio dos Sistema Municipal de Planejamento tem facilitado o acesso da população, por meio de computadores e instrutores. Com a tecnologia disponível aos moradores da região foi possível dar oportunidade deles listarem as principais ações para o bairro. Isso servirá de base para que o poder público elabore e aprove gastos públicos mais justos para o próximo ano”, disse o diretor.

Orçamento comunitário B Retiro_2A coordenadora do programa de inclusão profissional da Fundação Social do Trabalho, Sylvana Ventura da Silva, também esteve no encontro e acrescentou que sempre há a intenção de oferecer mais do que capacitação profissional aos alunos matriculados nos projetos sociais. “Hoje estamos oferecendo cidadania por meio da participação dos nossos alunos que estão orientando as pessoas nesse processo digital. Lembramos que o acesso à consulta pública está aberto a todos os munícipes. Pedimos que, além de votação disponível hoje, a comunidade aqui presente possa chegar em suas casas e solicitar para seus familiares e vizinhos que também façam a votação. Eles serão, assim, multiplicadores, ajudando na construção da melhorias e benfeitorias para a região deles”, explica Sylvana.

A chefe de divisão de governança local da Planurb, Eva Maria Silveira, informou que estão sendo mobilizados os cidadãos das sete regiões urbanas de Campo Grande para escolherem as prioridades de ação, a princípio participando da consulta pública online. “Nessa etapa, visitamos escolas e centro comunitários para orientar e chamar para participação a comunidade e integrantes dos Conselhos Regionais das Regiões Urbanas. Tivemos a presença de diversas representações da sociedade civil, poder público, movimentos populares e lideranças comunitárias que serão multiplicadores na mobilização da população envolvidas”, esclarece Eva. A próxima etapa será a reunião pública onde serão decididas as principais prioridades para cada região.

Orçamento comunitário B Retiro_3Para Roney Leão, presidente da Associação de Moradores do Residencial  José Teruel Filho, discutir as prioridades comunitárias junto das pessoas é fundamental. “Nós precisamos entender a importância da nossa participação enquanto cidadãos no processo da construção da nossa cidade, finalizou.

Como participar da consulta pública

Até o dia o próximo domingo (17), a população Campo-grandense pode votar nas prioridades para o orçamento comunitário da sua região por meio da plataforma digital disponível no endereço eletrônico https://www.campogrande.ms.gov.br/orcamento

Após etapa da consulta pública online, os Conselhos Regionais discutirão em reunião pública prevista para acontecer no dia 23 de junho, na Capital, além dos distritos de Anhanduí e Rochedinho, onde serão escolhidas as três prioridades por região urbana. Os resultados da discussão serão encaminhados aos órgãos públicos competentes.

Cronograma de reuniões Públicas:

Campo Grande

• Horário: 9 horas