Na manhã desta sexta-feira (22), a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) deu início ao ‘Projeto Diálogos’ de 2019, com a palestra: “Os desafios da inserção profissional no mercado de trabalho – Setor Ambiental”. Os primeiros a participarem do encontro foram os acadêmicos da Faculdade de Mato Grosso do Sul (FACSUL).

PlanurbAmbientalVinícius Zanardo, Engenheiro Ambiental e técnico da Divisão de Meio Ambiente da Planurb, disse que o ‘Projeto Diálogos’ já abordou temas como arborização urbana, planejamento ambiental e queimadas urbanas, sempre com o intuito de incentivar e motivar os acadêmicos e demais interessados sobre área ambiental e a sua relação com a sociedade.  “Acreditamos na importância de dialogar com os diversos públicos da sociedade para transformar as questões socioambientais contemporâneas”, acrescentou.

Dando sequência, Ariel Serra, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e membro representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), abordou as vivências e oportunidade no mercado de trabalho para o setor ambiental. “Hoje a ideia é dialogar, além de contar para vocês um pouco das experiências que a gente vive na vida profissional, em especial no setor público. Aproveito para reforçar a mensagem que o meio ambiente estará presente em todas as áreas do conhecimento, e que por ser uma área muito dinâmica é essencial que os futuros profissionais busquem capacitação, informação e interação com outras áreas”, informou.

PlanurbAmbiental3Para a coordenadora do curso de arquitetura e urbanismo da FACSUL, Andrea Jafar Zafalon, a interação das Universidades com os outros setores é fundamental para formação de novos profissionais que atendam as reais demandas do mercado de trabalho. “A participação em eventos e palestras motivam e informam os alunos. Ouvir e dialogar com quem vive a realidade do mercado de trabalho (na pratica), ajuda o futuro profissional a desenvolver competências essenciais para sua formação profissional”, lembrou.

A acadêmica Melissa Gimenez Silva lembra que o conhecimento amplia a visão que temos sobre a realidade que vivemos. “Já sou formada em Design de Interiores e agora estou estudando Arquitetura e Urbanismo, saindo de uma visão micro para uma visão macro, trazida pelo Urbanismo e essa interação nos permite obter uma gama de novas possibilidades”, afirmou.

As próximas instituições a receberem as palestras do “Projeto Diálogos”, que serão ministradas por membros do CMMA são: Universidade Católica Dom Bosco (11/03 às 9h30), Uniderp-Anhanguera (13/03 às 19h), Universidade Estácio de Sá (14/03 às 19h) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (20/03 às 14h30).

Para informações complementares, entrar em contato com a Divisão de Meio Ambiente da Planurb pelo telefone (67) 3314-5181 ou ainda pelo e-mail (eambiental.planurb.cg@gmail.com).