A manhã desta quinta-feira (08.06) esteve movimentada às margens do Rio Anhanduí com plantio de ipês,  distribuição de informativos e recolhimento de 30 sacos (cerca de 100 litros) de lixo.  A atividade, denominada Expedição Urbana, faz parte das ações da Semana do Meio Ambiente, promovidas pela Prefeitura Municipal, com a coordenação das equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), com a colaboração de instituições que apoiam a preservação do meio ambiente.DSC_0132

A ação abrangeu as margens do Rio Anhanduí, entre as Avenidas Manoel da Costa Lima e Ezequiel Ferreira Lima e o entorno no Centro de Educação Ambiental Anhanduí e contou com a participação de crianças e adolescentes do CRAS Guanandi, Projeto Florestinha, funcionários da empresa MRV Engenharia, Ibama, Guarda Civil Municipal, Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Polícia Militar Ambiental (PMA), Escoteiros “Grupo Atalaia Pantanal” e Grupo de Desbravadores.

_MAG6697Presente às atividades, o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, José Marcos da Fonseca, que também auxiliou no plantio, enfatizou que a educação é a  base de tudo. “Acreditamos no processo de conscientização com ações concretas e que envolvam a comunidade e, principalmente, as crianças e adolescentes, porque eles levam os seus conhecimentos para suas famílias”, observou.

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Antônio de Castro Vieira, destacou a importância das parcerias para a concretização dessas ações. “Buscamos sempre parcerias e as palavras chaves dessa Semana do Meio Ambiente são conscientização e parceria. E que por meio delas nós conseguimos desenvolver ações práticas na preservação ambiental”.

DSC_0119“Acho muito importante essa ajuda que damos na preservação do meio ambiente. As pessoas não podem jogar lixo em qualquer lugar, precisamos do apoio de todos para preservarmos a natureza na nossa cidade. Quando nós crescermos também vamos querer  ver as aves voando, os animais passeando pela cidade e as árvores preservadas”,  frisou Rafael Alexandre Martins, 12 anos, do DSC_0106Projeto Florestinha.

Já Débora Vitória Magalhães, 10 anos, do CRAS Guanandi, contou que nunca havia plantado uma árvore “É a primeira árvore que planto e quero plantar mais. Moro perto do Rio Anhanduí e sabemos que devemos preservação a nossa natureza. Gostei muito de participar e vou contar pra toda a minha família” contou.

Programação da tarde

No período da tarde continuam as atividades da Semana do Meio Ambiente no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – Cea Polonês com a instalação da Placa de Observatório de Aves e o workshop sobre Coleta Seletiva.