A Prefeitura de Campo Grande abriu, nesta segunda-feira (16), as inscrições para entidades esportivas e associações de moradores, que pretendem fazer parte e receber apoio do Fundo Municipal de Esporte e Lazer, dentre outras parcerias, por meio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp). O objetivo é ampliar o acesso da população aos projetos e ações esportivas.

O cadastro é obrigatório e tem a finalidade de coletar e disponibilizar informações, referenciais e indicadores sobre condições, agentes e equipamentos de esporte e lazer de bairros da cidade, sob a Lei Complementar número 327, de setembro de 2018, que dispõe da Criação do Sistema Campo-grandense de Esporte e Lazer.

A implementação integra o Decreto Municipal nº 13.873, de 25 de dezembro de 2019, direcionada e fomentada pela Funesp, que irá receber as inscrições on-line pelo link: https://www.campogrande.ms.gov.br/funesp/fundo-municipal-de-esporte-e-lazer/

“O cadastro está disponível por tempo indeterminado para garantir a inscrição de todos os interessados em incentivar o esporte e lazer em Campo Grande. O cadastramento é fácil e dinâmico, além disso, permite atualização de informações sempre que necessário. O Fundo é apoio à nossa população, sendo um fomento para o esporte e lazer”, explica o diretor-presidente da Fundação, Claudinho Serra.

O Plano Municipal tem prioridade em contemplar parcerias com associações, ligas e federações para recuperar, reformar e ampliar equipamentos comunitários da área; apoiar atletas e equipes com potencial de representar Campo Grande em competições esportivas regionais, nacional e até mesmo a nível internacional; auxiliar em eventos e atrações de esporte na cidade; e apoiar pesquisas científicas na área e de interesse público com parcerias de instituições de ensino superior.

Os interessados podem se enquadrar nas categorias de pessoa física ou jurídica, inserir obrigatoriamente os dados pessoais, segmentos de atuação vinculada ao esporte e lazer, formação esportiva e local onde atua.

Todas as inscrições feitas serão avaliadas pela comissão da Funesp e desclassificadas conforme invalidadas nos critérios estabelecidos. Os inscritos devem atualizar o cadastro a cada 2 anos ou quando houver alteração de dados.

O recurso é disponível por crédito especial, através do Decreto Municipal 14.755, de 02 de junho de 2021, direcionado e fomentado pela Fundação. O plano municipal terá prioridade em contemplar parcerias com associações, ligas e federações para recuperar, reformar e ampliar equipamentos comunitários da área.

Do recurso, serão destinados R$ 50 mil para apoiar e financiar pesquisas científicas na área de esporte e lazer, em parceria com instituições de educação superior; R$ 250 mil para realização de eventos esportivos nacionais e internacionais; R$ 200 mil para apoiar atletas e equipes de alto rendimento em competições; e R$ 500 mil para apoiar ações ou projetos de associações, ligas e federações.