A Prefeitura de Campo Grande publicou nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), o resultado da concorrência pública para executar mais de 4 quilômetros de asfalto, abrangendo trechos de 10 ruas do Bairro Santa Luzia. As obras devem começar no primeiro trimestre de 2022.

Nesta nova etapa, que concluirá a pavimentação do bairro, serão asfaltadas as ruas Lindóia, São Lucas, São Bartolomeu, Carlos Scardine, Sabino José da Costa, João Guimarães Rosa, Estevão Mendonça, Iturbides de Almeida Serra, São Tiago e Dona Julia Serra. Inserido no Complexo Vila Nasser, do PAC Pavimentação, o Santa Luzia recebeu nos últimos 3 anos 12,5 quilômetros de pavimentação, esperada pela comunidade há mais de 30 anos.

O projeto começou a ser executado em 2014, a obra parou dois anos depois, foi retomada em 2017, teve de ser interrompida porque a empresa vencedora da primeira licitação pediu rescisão de contrato e houve necessidade de uma nova concorrência. Nestas duas etapas das obras foram feitos 12,5 quilômetros de asfalto em 31 ruas, além do recapeamento da São Ramão e Dr.Miguel Vieira.

Além do asfalto, onde o projeto já foi executado, a região recebeu drenagem, rede de esgoto, calçadas, sinalização horizontal e vertical. Para contenção e controle de enchentes, foi feito um piscinão numa área de 5 mil metros, entre as ruas Flávio Pedra e Santa Isabel. A bacia de retenção foi projetada para receber 24 milhões de litros de água, captados por quase 4 quilômetros de drenagem construídos. Esta estrutura vai retardar a chegada da enxurrada que hoje desce da parte alta do bairro.

Obras

Nas primeira etapa de obras foram pavimentadas as seguintes ruas do Bairro Santa Luzia: São Benedito, São Carlos, São Gregório, Adolfo Barbosa, Flávio Pedra, Santa Ana, Santa Barbara/Marcílio Cardoso, Santa Cristina, Santa Efigênia, Santa Emília, Agostinho, Santo Anastácio, Santo André, Santo Onofre e Rua São Manoel.

Na segunda etapa foram asfaltados mais 10 trechos das ruas Flávio Pedra, Emanoel Henrique de Paula, Floripa Centurião de Lima, Paula, Santa Emília, Lucimar Martins Galvão, Mateus Henrique e Santa Emília.

Outras frentes

Além da pavimentação no Santa Luzia, está no planejamento da Prefeitura iniciar até março do ano que vem frentes de asfaltamento no Nova Lima (etapas C e D). A licitação está na fase de habilitação das empresas que apresentaram propostas. Estão programados 28,4 km de asfalto e 2,5 km de recapeamento.

Serão asfaltadas 31 ruas e recapeadas outras 6, abrangendo o quadrilátero formado pelas ruas Zulmira Borba, Cônsul Assaf Trad, Gualter Barbosa e Lino Vilacha. Nos últimos 4 anos, o bairro recebeu quase 60 km de asfalto entre as ruas Marquês de Herval, Zulmira Borba e Avenida Cônsul Assaf Trad.

Já foi assinado o contrato do asfalto na segunda etapa do Rita Vieira e no Park Dallas. Está sendo preparada a licitação para obras de asfalto nos bairros Oliveira 3, Jardim Centenário, Nashiville, North Parque, Caiobá, Jardim Mansour, Itatiaia e Bosque das Araras.