A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesde) abriu o mês de julho com qualificação dos servidores que desempenham as funções de Patrulheiros, na Guarda Civil Municipal de Campo Grande. Os certificados de conclusão do curso foram entregues no último dia 7 de julho, em evento no auditório do Instituto Municipal de Previdência – IMPCG, que contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad.

Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal destacou o compromisso da prefeitura em favor das Políticas de Segurança Pública. “Hoje, a população já se sente mais segura e sabe que pode contar com a guarda municipal”, disse Marquinhos.

O secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja,  aproveitou o ato para agradecer ao prefeito pela  oportunidade de capacitação dos agentes da Guarda.

“Em retribuição desse empenho da atual gestão, esses trabalhadores estão comprometidos na luta para tornar a nossa Guarda uma das melhores do país. A sociedade é a mais beneficiada com a garantia da formação continuada para esses servidores ligados, diretamente, na segurança pública da nossa cidade”, ressaltou o titular da Sesde.

As palestras acontecerem de 5 a 7 de julho, cuja programação abordou diversas temáticas, como a “Ética, Direitos Humanos e Cidadania”, ministrada pela Procuradora Estadual Cláudia Elaine Novaes Assumpção Paniago, que discorreu sobre as atribuições da Guarda Civil Municipal.

Já a regulamentação da atividade da Guarda Municipal, que trata sobre a prática ou abstenção do ato sem abuso ou desvio de poder foi colocada em pauta pelo secretário-adjunto da Controladoria Geral de Fiscalização e Transparência, Luciano Silva Martins.

O promotor de Justiça Marcos Alex Vera de Oliveira também participou do curso, onde discorreu sobre a Legislação Aplicada à Segurança Pública, fazendo uma explanação da história do Direito Penal, Direito Romano e Direito Canônico.

José Arcelino Rodrigues Ferreira e Alexandre Maluf, ambos assessores jurídicos da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social, abordaram a Violência e Segurança Pública e o Crime como Fenômeno Social.

Por fim, a agente de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Maria Giovana Souza Viana, falou sobre a Legislação Ambiental, destacando a atuação da Guarda Civil Municipal junto à Semadur.