O prefeito Marquinhos Trad e todo seu secretariado se reuniram na manhã desta sexta-feira (20), na Esplanada Ferroviária, para agradecer à Bancada Federal, a destinação de emendas para o município de Campo Grande. Somente em 2019, os parlamentares destinaram R$ 48.109.180,132 em emendas ao Orçamento, recursos que serão liberados ao longo de 2020.

_MG_6392O valor vai permitir ao Executivo investir na infraestrura do Bairro Jardim Noroeste, drenagem e pavimentação do Jardim Tarumã, requalificação da área pública do Terminal Rodoviário Heitor Eduardo Laburu e recuperação das malhas viária nas regiões do Anhanduizinho, Bandeira, Imbirussu, Lagoa e Prosa. Apenas no recapeamento de vias urbanas estão sendo destinadas uma emenda coletiva no valor de R$ 27.123.581,14.

Para o Orçamento de 2020 foram incluídas emendas no valor de R$ 100 milhões. Sendo 20 milhões em serviços de saúde, R$ 70 milhões em infraestrutura urbana e R$ 10 milhões em fomento para o setor do agropecuário.

O prefeito Marquinhos Trad lembrou-se que ao assumirem a gestão começaram a integrar cada vez todas as secretarias e hoje são realizadas reuniões trimestrais para ver como estão os cumprimentos de metas.

E completou: um quilômetro km de recapeamento corresponde ao custo de tapar 6 mil buracos no tamanho de uma tampa de bueiro. Só na Afonso Pena, nesses três anos fizemos 135 remendos de tapa buraco.

Ele ainda agradeceu a bancada federal pelo apoio total aos projetos. “Graças à ajuda de vocês, do superintende da Caixa Econômica Federal, estamos conseguindo fazer uma Campo Grande pronta para o futuro”.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Evandro Narciso de Lima, também falou da alegria de viver esse momento de mudança.

_MG_6260“Nós estamos participando desse momento de transformação da cidade de Campo Grande. Nós temos visto e participado efetivamente da execução de muitas obras estruturantes, que são obras que ficarão como um legado para a cidade. Então, eu quero agradecer ao prefeito, em seu nome, a parceria e parabenizar a sua equipe técnica que tem somado esforços para junto à nossa equipe técnica fazer as coisas acontecerem”, disse.

_MG_6327Coordenador da bancada federal, o senador Nelsinho Trad falou da importância de haver harmonia entre os poderes.

“A nossa bancada federal é composta por integrantes da situação, da oposição, do centro, mas quando se fala em Mato Grosso do Sul é uma voz só, todo mundo é unido, ajuda o outro, organiza os projetos para que a gente possa trazer os recursos tão importantes para todos nós. Esse é o espírito, o de unidade. O maior legado dessa gestão não é a obra da 14, o recapeamento, o Marquinhos resgatou a harmonia da cidade, que é fundamental”, afirmou.

A senadora Soraya Thronicke também ressaltou a importância do trabalho harmônico de todos.

Já o deputados federal Fábio Trad lembrou-se que essa sensibilidade entre os poderes tem que estar todos os âmbitos.

“A Câmara Municipal tem a sensibilidade política de condicionar  todos esses projetos que estão sendo viabilizados, mercê da sensibilidade e maturidade política da bancada federal”, disse

O deputado federal Vander Loubet disse que há unidade muito grande dentro da bancada, independente de partido, e isto está se repetindo no municipal, por isso tantos resultados positivos.

_MG_6219“Tenho certeza, que a partir de agora, cada vez mais, com o Orçamento Impositivo, o poder passou muito mais para o Congresso, do que para o Executivo, vai ter que ter essa capacidade de somar, de se articular, de ter a capacidade de aprender e conviver com a divergência, e este tem sido seu comportamento prefeito. Todos nós estamos comprometido com Campo Grande”, frisou.

Já o deputado federal Dagoberto Nogueira falou da importância de cumprir os tratados.

“Você Marquinhos é uma pessoa que o que a gente combina, você cumpre. E isso é muito importante no meio político. Tudo que enviamos para cá e pedimos o investimento, você cumpriu”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal João Rocha concluiu afirmando que os vereadores sabem da importância de todos os envolvidos nos projetos.

“Nós votamos a autorização para os financiamentos e uma série de outros projetos que nós temos tido a oportunidade de estar entregando ao prefeito, essas ferramentas que são importantes para que ele possa colocar em prática tudo que ele planejou para o desenvolvimento da nossa cidade. Só ontem foram mais ou menos 30 projetos aprovados em regime de urgência lá na Câmara, significa, o bom relacionamento que existe entre Executivo e Legislativo, e isso se estende no nível estadual e federal. Hoje vivemos um momento de unidade política”, finalizou.

(Matéria editada às 14h52, do dia 20/12/2019)