Brinquedos pedagógicos produzidos por detentos da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande voltaram a alegrar crianças de Ceinfs da Reme (Rede Municipal de Ensino).

DSC_4949 (2)Desenvolvido pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o projeto “Educação Lúdica com Brinquedos” fez sua primeira entrega de 2018 nesta quarta-feira (14), no Ceinf “Bom Pastor”, no bairro Estrela do Sul, beneficiando 131 crianças.

O projeto consiste em associar o trabalho filantrópico ao de reinserção de custodiados da Máxima, já que incentiva a ocupação do tempo do detento com uma atividade produtiva.

Os alunos ganharam carrinhos de madeira, jogos educativos, bolas e bonecos de crochê, que despertam a atenção e a criatividade das crianças. O projeto é realizado há quase três anos. Em 2017 foram beneficiados três Ceinfs.

No total, nove unidades receberam as peças, que visam estimular o processo de aprendizagem das crianças, incentivando a coordenação motora e os sentidos.

DSC_5027 - CópiaEntidades e instituições têm contribuído doando material para a produção dos brinquedos. Ano passado, por exemplo, uma campanha foi encabeçada pela promotora Renata Ruth Góia, do Ministério Público do Estado, e que rendeu 70 novelos de linha de crochê.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, que prestigiou a entrega dos brinquedos, destacou a importância social do trabalho. “Com esse projeto os detentos podem mostrar para a sociedade que estão sendo produtivos, beneficiando crianças que terão um importante recurso pedagógico para contribuir com seu aprendizado”, disse.

O presidente da Agepen, Audi de Oliveira Chaves, também destaca a questão de tirar os detentos da ociosidade. “É muito importante porque vemos a felicidade e o quanto podemos ajudar a sociedade e também o quanto o interno pode colaborar para levar às crianças a possibilidade de aprender brincando”, ressaltou.

DSC_4978 - CópiaPai da pequena Ana Beatriz, da creche 1, o promotor de vendas Fernando Celso Rodrigues, aprovou a qualidade das peças entregues. “É muito gratificante ver o trabalho deles. Os brinquedos são bem trabalhados e desenhados”, afirmou.

Para a diretora do Ceinf Bom Pastor, Edina Bana, ensinar através do lúdico é primordial para as crianças na faixa etária atendida nos Ceinfs. Nesse contexto, os brinquedos entregues pela Agepen só têm a somar ao processo pedagógico.

“O lúdico para a criança é prioridade, pois brincando ela aprende mais conteúdo e mais rápido. Além disso, os brinquedos dão aos professores, a possibilidade de planejarem uma aula mais prazerosa”, concluiu.