A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Civil, firmou parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para aprimorar as técnicas teóricas e práticas musicais da Banda da Guarda Civil Municipal de Campo Grande.

Para efetivar a parceria, a equipe da banda da Guarda Civil Municipal de Campo Grande recebeu a visita da coordenadora do setor de Incubação, Gestão e Assessoria de Empreendimentos Solidária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Miriam Aveiro, e do Superintendente da Guarda Civil Municipal, Andersom Gonzaga que, na oportunidade, agradeceu o apoio dado pela instituição à Guarda Civil Municipal.

Além do curso, a UFMS doou e emprestou alguns instrumentos para a Banda da Guarda: uma caixa para bateria; um tarol de repique; um par de pratos; seis maçanetas para bumbo; um bumbo de metal; um surdo médio; um bumbo de marcação; uma meia-lua e seis carrilhões.

Também foram cedidos, por empréstimo, instrumentos musicais, sendo duas tubas sinfônicas em si bemóis, sem bocal, com estojo, e um trompete regium.

“Esta parceria é muito importante, pois temos os instrumentos e sabemos que a guarda precisa deles. Já fizemos a doação dos instrumentos de percussão para a banda, agora cautelamos alguns instrumentos de sopro. Fico feliz em ver que meu trabalho com a banda mirim Fênix da UFMS deu frutos, pois hoje vejo alguns dos meus ex-alunos ostentando a farda da Guarda Civil Municipal de Campo Grande. Muitas destas crianças não tinham perspectiva de futuro e, por meio da música, podemos mostrar a elas um novo horizonte”, ressalta Miram.

O Guarda Civil Municipal, Robson Reges, é um dos ex-alunos do projeto Fênix, feito pela UFMS. “Aos oito anos de idade conheci o projeto da banda Fênix, o qual a coordenadora era a professora Miriam Aveiro. Assim eu me apaixonei pela música e vi a possibilidade de exercer meu talento a serviço da Guarda Civil Municipal”, lembrou.

O curso teórico e prático será dividido semestralmente. Neste primeiro semestre são 15 horas de aulas teóricas e práticas. Cada dia desta primeira semana de curso haverá um professor para explicar partes específicas sobre a música.

O professor de música William começará o curso abordando os fundamentos da música, por meio do livro: “Os elementos da música”, de Jason Martineau. Pieter ministrará aulas de leitura rítmica, melódica, solfejo, ditado.

Já o professor musical Rafael dará aulas de intervalos, escalas maiores e menores, acordes-triades e tétrades. Gustavo fará leitura rítmica, compassos simples e compostos, quiálteras. Jorge ministrará aprimoramento e afinação em grupos de sopros.

O Superintendente da Guarda Civil Municipal, Anderson Gonzaga destaca que essa integração é essencial para fortalecer a banda da Guarda Civil Municipal. “Estamos tomando todas as medidas técnicas e legais para que estes profissionais sejam reconhecidos, independente de quem esteja à frente. Sabemos que o trabalho social que a banda desenvolve é de excelência e esta parceria só comprova isso”.

A parte teórica do curso será ministrada na Escola de Governo – EGOV, a parte prática, na sede da Banda, que é localizada na Base Administrativa, região Centro, que está situada no prédio da Antiga Rodoviária.