A Parceria entre a Semed (Secretaria Municipal de Educação) e o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, beneficiou em 2017, 5.987 alunos da Reme (Rede Municipal de Educação). Ao todo, 179 turmas da Educação Infantil ao 4º ano e do 5º ano de 65 escolas realizaram atividades e assistiram aulas que tiveram como objetivo, a prevenção ao uso de drogas entre os jovens.

Os encontros foram mediados por policiais militares capacitados por meio do curso de formação de instrutor e desenvolvidos semanalmente aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, através de dez lições.Antidrogras (3)

A coordenadora do Proerd na Reme, Mônica Cristina Silvano, explica que os instrutores contam com material de apoio elaborado pela própria polícia e reproduzidas pela Secretaria Municipal de Educação, que além de estimular as habilidades das crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento entre a polícia militar, a escola e a família.

Para cada faixa etária, há um material e abordagem diferenciados. Na prática, os alunos aprendem a se comportar diante de uma situação de conflito, além dos efeitos que os entorpecentes causam no organismo e praticam o modelo de tomada de decisão em caso de serem abordados. O, que este ano completou 20 anos de atuação no Estado, também orienta as crianças e jovens a refletir sobre os benefícios de resolver os conflitos através do diálogo.

No final de cada semestre foram realizadas formaturas com a entrega dos certificados e medalhas, contando com a participação da família e da comunidade. “O Proerd vem alcançando resultados extremamente positivos em nosso município, o aluno passa a ser um multiplicador dos conhecimentos adquiridos que se efetiva na família, despertando diálogos francos e abertos”, destacou Mônica.

Um dos principais eventos realizados pelo programa este ano foi a participação na 19ª Semana Nacional Antidrogas e na 2ª Semana Estadual Antidrogas, organizadas por órgãos públicos e entidades como o Comad (Conselho Municipal Antidrogas) e que aconteceu no Centro de Convenções “Rubens Gil de Camillo”.

Na ocasião, mais de 300 alunos participaram da solenidade de formatura. Só no primeiro semestre, o Proerd atendeu 2.795 alunos de 31 escolas da Rede Municipal. .

Antidrogras (2)A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado, ressalta que uma das principais preocupações da secretaria de Educação é manter os alunos atentos às pessoas que se aproximam nos arredores das escolas, oferecendo drogas, por isso a Reme vai manter e ampliar no próximo ano, as parcerias com órgãos e instituições que desenvolvam projetos antidrogas.

“O importante é que os alunos que participam do Proerd se tornam multiplicadores e levam para sua comunidade o que aprenderam com os instrutores e acabam se tornando fiscais no bairro em que moram”, disse a secretária.

É o caso do aluno Carlos Eduardo Braga de Jesus, 12 anos, do 5º ano, formando do segundo semestre do programa. Ele conta que aprendeu sobre as  substâncias que fazem mal para a saúde e que seus pais foram participativos e incentivaram seu aprendizado durante o curso.

“Com o Proerd aprendi que não podemos nos envolver com produtos que irão nos prejudicar, como drogas, cigarro e bebidas alcoólicas. Meus pais gostaram da minha participação no Proerd e foram na minha formação”, contou.

Para o aluno Felipe Erik Higa, 10 anos, também do 5º ano, aprender as técnicas para não sucumbir à pressão de experimentar drogas foi o principal aprendizado do Proerd.

“Aprendi que fumar não é bom, assim como o uso de bebidas alcoólicas. O bulliyng também não dever ser praticado. Gostei de participar do programa e tive muito apoio dos meus pais”, enfatizou.