Nesta segunda-feira (11) aconteceu a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública de Integração Ensino e Serviço (Coapes), que  inclui Instituições de Ensino Superior, Hospitais Escolas e Escolas Técnicas, e tem como objetivo viabilizar a formação de profissionais da área de saúde para atuarem na rede Municipal de Saúde da Capital. A solenidade aconteceu no auditório Multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

O Coapes prevê ainda o reordenamento da oferta de cursos de graduação da área de saúde e de vagas de residência, com garantia de campos de práticas nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), com garantia de estrutura de serviços de saúde, mediante integração ensino-serviço-comunidade nas redes de atenção à saúde.

Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, a integração das instituições de ensino com o serviço público é extremamente importante para a melhoria da qualidade e principalmente da humanização profissional, além de trazer benefícios para a assistência.

“Esse é um processo muito importante, uma vez que se faz necessário cada vez mais garantir o acesso do ensino aos estabelecimentos de saúde como cenário de prática e direcionar esforços para que os programas de formação contemplem compromissos da educação superior com a melhoria dos indicadores de saúde e do desenvolvimento dos trabalhadores de saúde”, pontuou.

O evento de assinatura do COAPES reuniu reitores, diretores e representantes das Instituições de Ensino Superior, Hospitais Escolas, Escolas Técnicas, Gerentes das Unidades de Saúde da SESAU, e colaboradores SESAU.