A Lagoa Itatiaia passará a ter gestão compartilhada com a comunidade. A definição veio hoje (22) em reunião na Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) com representantes do poder executivo, comunidade esportiva e moradores do local. O espaço, hoje administrado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), conta com oficinas gratuitas de ginástica, grupo de corrida e orientações nos aparelhos da academia ao ar livre, com equipes da Sesau e da Funesp, e já tem mais de mil atendimentos por mês.

Com o objetivo de preservar o meio ambiente e aumentar as atividades esportivas e de lazer na Lagoa Itatiaia, o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, junto com o Diretor de Planejamento da Planurb, Rodrigo Giansante, a equipe do vereador Eduardo Romero, moradores e atletas do local, debateram as possibilidades tanto de atividades aquáticas, quanto terrestres.

“Queremos implantar o Grupo Gestor da Lagoa Itatiaia com objetivo central nas ações de esporte e de lazer e este terá características diferentes dos outros grupos, já que serão necessários mais membros e outros segmentos. Já estamos estudando as possibilidades há algum tempo, fazendo reuniões pontuais e juntos vamos definir o que podemos fazer, qual tipo de estudos serão necessários e quais as atividades serão realizadas no local. Queremos todas as atividades, mas precisamos ver o que ela suporta para que não tenhamos nenhum impacto negativo para nossa cidade”, avaliou o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra.

As novas atividades, assim como o grupo gestor, são vistas com bons olhos aos moradores da região. Segundo Luíza Ferreira, que cuida do local como se fosse o quintal da sua casa, enfatizou a importância das oficinas propostas no local. “A Lagoa Itatiaia é linda. Muitas pessoas vem fazer atividade física e se divertir e essas atividades na água são bonitas de ver, além disso, eles ajudam a cuidar do local”, explicou ela, que junto com outros moradores, ajudam a limpar o local diariamente. “Vamos melhorar o nosso espaço juntos e se vier mais alguém para somar, será sempre bem vindo”, finalizou Luíza.

Segundo o diretor de planejamento da Planurb, Rodrigo Giansante, o espaço já começou a ser estudado e novas atividades podem ser vistas como uma maneira de preservar e de proteger o local. “Estamos aproveitando estudos já realizados e analisando as possibilidades para ver se terá algum impacto. Como hoje queremos estimular um novo potencial que a Lagoa pode oferecer, as pessoas também irão colaborar com a limpeza e manutenção do local”, acredita Giansante.

A próxima reunião está agendada para o dia 6 de novembro, às 16h, na Planurb.