Coordenadores pedagógicos e supervisores escolares redescobriram, nesta quarta-feira (20), diversos pontos turísticos de Campo Grande, como parte da formação voltada aos profissionais que atuam nas turmas de 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental l da Reme (Rede Municipal de Ensino).

_DSC2797As aulas de campo tiveram a proposta de atender os objetivos do caderno do PNAIC “Ciências Humanas no Ciclo da Alfabetização”,  referente ao tema “Relação sociedade e natureza, reconhecendo as interações e procedimentos na organização dos espaços presentes no cotidiano e nos contextos históricos e geográficos locais”.

Segundo a coordenadora local do PNAIC, Alcione Aparecida Ribeiro Valadares, os coordenadores e supervisores irão repassar aos professores das turmas o conteúdo aprendido durante as visitas aos pontos históricos. “O objetivo é que eles tenham um olhar diferenciado sobre o tema, que ele não seja apenas conceitual, mas também lúdico. Dessa forma, a abordagem com os alunos será diferente, além dos livros”, disse.

Ao todo, 70 profissionais estiveram na Morada dos Baís, Horto Florestal e Esplanada Ferroviária. Além de atender ao PNAIC, a proposta de ensinar os conteúdos de uma forma divertida, também é uma exigência da nova Base Nacional Comum Curricular.  A formação prossegue nesta quinta-feira (21), com uma palestra sobre os temas de História e Geografia, voltada aos professores do 1º ao 3º ano.

_DSC2793O Pacto

Criado em 2012, o Pacto Nacional de Alfabetização é um compromisso formal assumido pelos governos federal, Distrito Federal, estados e municípios para atender a meta 5 do Plano Nacional da Educação, que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental.

A formação é pensada de forma a aprofundar temáticas como o currículo, avaliação, educação do campo, inclusiva e diversidade linguística. Os encontros servem como troca de experiências, além de debater sobre os direitos de aprendizagem no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.

Na edição deste ano, o PNAIC também está atendendo aos professores que atuam com as crianças da Educação Infantil, oferecendo formação para que eles possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita, em creches e pré-escolas.