Com a intenção de educar e prevenir, a escola municipal Oliva Enciso, localizada no bairro Tiradentes, recebeu nesta terça-feira (14) uma palestra com foco na prevenção do uso de drogas, ministrada pelo delegado Gustavo Bianchi Ferraris, da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar).

A ação contemplou 230 alunos do 6º ao 9º ano e teve o objetivo de complementar as orientações e informações repassadas aos alunos da escola através dos projetos pedagógicos quanto aos impactos negativos dos entorpecentes para o indivíduo e para a sociedade.

A palestra foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Superintendência de Gestão e Normas, Conselho Municipal Antidrogas e a própria Denar.

O delegado Gustavo Ferraris também buscou estimular a auto-estima dos alunos e incentivá-los a dialogar com os pais sobre a temática.

O delegado também destacou que o fumo e as bebidas alcoólicas constituem drogas lícitas, porém são igualmente perigosas. O conteúdo apresentado pelo delegado mostrou a percepção dos estudantes sobre os mitos e preconceitos na questão das drogas.

“Esse tipo de palestra visa trazer um conhecimento e prevenção ao uso de drogas e as suas consequências com o envolvimento com a criminalidade. A ideia de atingir os jovens é justamente porque eles estão na formação do caráter, e quando nós proporcionamos o conhecimento, nós criamos multiplicadores que irão levar esse conteúdo para outras pessoas, além de ajudar o aluno a repensar suas atitudes”, explicou Gustavo Ferraris.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, presente no evento comentou sobre a oportunidade da escola proporcionar aos alunos a conscientização sobre o uso das drogas.

“A parceria é fundamental para essa luta contra as drogas. O nosso objetivo é prevenir nossos jovens contra esse mal. Tenho certeza que este é o caminho, pois temos muitos jovens carentes de informação, que serão privilegiados com estas informações”, disse a secretária.

O delegado destacou, ainda, que 75% do jovens não usam drogas e que a questão principal é quanto aos que já usam ou que estão em dúvida. De acordo com ele, este é o público que a palestra procura atingir e resgatar. Ele ressalta ainda que o apoio e o diálogo familiar são fundamentais na prevenção.

O aluno João Vitor Moraes, do 9° ano, conta que aprendeu muito com a palestra e que recebe orientações de seus pais quanto aos prejuízos causados pelas drogas.

“Eu achei a palestra boa, passou muitas informações sobre o mal que as drogas causam. No meu bairro observo pessoas que usam, mas meus pais estão sempre conversando comigo sobre os perigos do consumo”, disse.

Luciana Santos Souza, também do 9º ano fala que gostou da palestra e que aprendeu mais sobre o assunto.

“Achei muito boa a palestra, muito bom falar sobre isso e saber mais um pouco. Meus pais sempre me orientam sobre isso e falam que eu posso contar com eles sempre que precisar”, afirmou.