A violência contra crianças e adolescentes é tema de formação que acontece nesta segunda (25) e terça-feira (26) no Centro de Formação da Semed (Secretaria Municipal de Educação). Voltado aos diretores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, o evento tem a proposta de orientar os profissionais a reconhecerem as formas de violência que ocorrem contra crianças e agir no sentido de auxiliar o aluno.

SONY DSC
SONY DSC

A formação é uma continuidade da ação que ocorreu em maio e abordou o tema depressão entre os jovens, que foi ministrado pelo capelão Edilson do Reis, teólogo, especialista em dependência química, pós-graduado em saúde mental e capitão do Corpo de Bombeiros de Campo Grande. Ele também é o responsável pela palestra “Prevenção a violência, ao abuso e da negligência, um diálogo necessário para educadores”, que compõe este segundo módulo da formação.

Presente na abertura do evento, o prefeito Marquinhos Trad falou da importância em proporcionar debates sobre temas que vão além das questões pedagógicas. “O capitão Reis é um profissional com extrema capacidade técnica para abordar o tema e cabe a vocês educadores espalharem esse valioso aprendizado para ajudar nossas crianças”, disse.

A superintendente de Gestão e Normas da Semed, Alelis Izabel de Oliveira Gomes, ressaltou que a violência contra crianças e adolescentes se faz presente em muitas famílias e ocorre de diversas formas, tanto física quanto psicológica, sexual ou moral. Ela explicouque os profissionais já atuam no sentido de acionar o Conselho Tutelar tão logo percebam algum aluno vítima de violência. “Nesta formação eles terão mais informações para detectar os vários tipos de violência e prestar o apoio necessário para que no futuro essas crianças não sejam reprodutoras dessa violência”, afirmou Alelis.

A superintendente disse que há casos em que as vítimas ou seus parentes não denunciam o crime, o que permite que os atos prossigam, por isso a importância dos profissionais de Educação terem subsídio para identificar uma criança ou adolescente que seja vítima de violência e prestar socorro de forma adequada.

SONY DSC
SONY DSC

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, destacou a importância de levar o tema aos profissionais da Reme. “É um assunto que vivenciamos não apenas dentro de nossas unidades, às vezes ele está presente também dentro de nossa própria família e não percebemos, por isso é fundamental termos ferramentas e conhecimento para auxiliar nossos alunos. A Semed procura sempre estar atenta às questões que afetam o universo dos jovens e crianças, por isso busca meios de garantir o bem-estar deles e o conhecimento é o melhor caminho”, pontuou

Mostrar-se solidário ao aluno que esteja passando por uma situação de violência é, segundo o capitão Edilson dos Reis, o primeiro passo para obter a confiança da criança. “O professor pode ser o primeiro interventor para ouvir e ser um objeto de confiança e fazer os devidos encaminhamentos para a direção. É preciso ser solidário de uma forma fraternal, sem julgamentos porque a criança vai depositar neste profissional, sua única esperança de continuar vivo”, destacou.

Os sinais que indicam que a criança ou adolescente possa ser uma vítima de violência é, segundo Reis, as alterações de comportamento. “Ele vai buscar o isolamento e mudar suas atitudes. Tudo isso é um sinal de alerta. Nesta hora o professor pode se colocar à disposição e perguntar o que pode fazer para ajudar”, explicou.

Também participaram da abertura do evento, a secretária-adjunta de Educação, Soraia Campos, a vereadora Cida Amaral e o procurador de Justiça, Sérgio Harfouche, que realiza projetos voltados a área da infância e adolescência na questão da violência.
Harfouche lembrou que um dos seus trabalhos junto à Educação Municipal é o ProCEVE, projeto que junto à comunidade escolar, fortalece o papel dos gestores, educadores e estudantes no controle preventivo à evasão e violência escolar.
“Eu vim do Rio de Janeiro direto, onde fui apresentar a lei ProCEVE, que começou aqui em Campo Grande e tem incentivado outras secretarias de educação a dialogar sobre a temática”, destacou.

A formação está sendo realizada em parceria com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Hospital Universitário, Secretaria de Segurança Pública e Corpo de Bombeiros.