A Praça Elias Gadia ficou rosa na noite de ontem (19), com a participação de mais de 500 pessoas no Aulão de Ginástica com o tema Outubro Rosa. Além das atividades físicas e aeróbicas, chamou a atenção dos presentes para a necessidade de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do colo de útero.

“Essa é uma das várias medidas que a Prefeitura de Campo Grande encontrou para mobilizar as mulheres da Capital para a prevenção dessa doença tão grave, que é o câncer de mama”, enfatizou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), Luiz Melão.

Para quem já teve a doença, a cura é milagre e motivo de alegria e emoção todos os dias. “Há um ano e oito meses, fui diagnosticada com câncer de mama. Como foi diagnóstico precoce, fiz a cirurgia, retirei o nódulo e a mama esquerda e iniciei a quimioterapia. Não foi fácil, mas eu estou curada. Ainda faço acompanhamentos de três em três meses, me cuido, pratico atividade física e agradeço todos os dias por essa nova chance de aproveitar a vida”, resumiu sorridente sua história, Maria das Graças Pinheiro de Almeida.

Com duração de duas horas, os participantes alongaram, dançaram, pularam com os professores da Funesp e também receberam orientação de estudantes de medicina da UFMS sobre alguns cuidados relacionadas à saúde da mulher e foram convidados a participar de uma grande ação de prevenção, no dia 28 de outubro na Praça Elias Gadia às 18h.

Sobre o projeto

O projeto Movimente-se engloba a realização de atividades físicas de segunda a sexta em 15 locais, com o intuito de garantir a prevenção de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, obesidade e sedentarismo buscando a melhoria da qualidade de vida dos campo-grandenses.