Finalizou na manhã desse sábado (04) a operação realizada pela prefeitura municipal de Campo Grande, através das Secretarias Municipais de Saúde (Sesau), Infraestrutura E Serviços Públicos (Sisep), Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Educação (Semed), dentre outras, para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chykungunia. Nas sete regiões urbanas da cidade, foram mais de 41 mil imóveis vistoriados. 

Para a finalização da “Operação Mosquito Zero – É Matar ou Morrer”, a prefeitura contou com o apoio do da Secretaria Estadual de Saúde (SES), através do Corpo de Bombeiros, que auxiliou nas entradas às residências no bairro Amambaí. Durante as visitas nos imóveis, agentes e militares orientavam a respeito do combate ao mosquito Aedes aegypti e ao novo coronavírus, causador da Covid-19. 

“Sabemos o quanto essa situação que vivemos é complicada, porque estamos no meio de uma epidemia de dengue e agora temos um novo vírus circulando pela cidade, que ainda não sabemos direto o quão perigoso ele é, mas não podemos deixar de fazer o nosso serviço, é nossa função proteger a população dessas doenças, e quero agradecer e parabenizar a vocês por estarem fazendo isso de forma tão competente”, comentou a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo, com os agentes de combate à endemias. 

A ação de finalização da campanha começou nessa manhã e continuará no domingo, contanto com 31 agentes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) e mais dez agentes de imóveis especiais, que têm autorização para entrada em locais fechados. Com o apoio do Corpo de Bombeiros, também foi possível a identificação de focos em locais de difícil acesso através do uso de um drone. 

“Estamos com as ações focadas no controle do Coronavírus em nosso município, mas também temos que nos preocupar com o aumento no número de casos de dengue. É uma doença que está presente no nosso cotidiano e merece toda a nossa atenção. Infelizmente o trabalho precisou ser reduzido até para evitar a exposição e garantir a segurança dos nossos servidores, por isso, mais do que nunca, o apoio da população é fundamental. Todos precisam contribuir”, destacou o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho. 

Ao todo, durante toda a operação, foram 41.187 imóveis foram inspecionados, 35.640 mil depósitos e 1.630 focos do mosquito Aedes aegypti eliminados, além do equivalente a 600 caminhões de materiais inservíveis recolhidos durante as seis etapas da ação realizadas nas regiões: Imbirussu, Anhanduizinho, Bandeira, Lagoa, Prosa e Segredo. Cerca de 250 servidores de vários órgãos municipais estiveram envolvidos na ação. 

Mais de 30 agentes da Coodenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande estarão mobilizados neste sábado (04) durante o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A ação que marcará o encerramento da campanha “Mosquito Zero – É matar ou morrer” contará com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, que irá auxiliar na identificação de focos em locais de difícil acesso com o uso de um drone. 

Dados epidemiológicos 

Até o dia 3 de abril foram notificados 10.867 casos de dengue, 80 de zika e 49 de chikungunya em Campo Grande. Quatro pessoas morreram por dengue neste ano.