Professores da Reme estão participando até quinta-feira (30), de oficinas de educação ambiental online promovidas pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio da World Wide Fund for Nature (WWF-Brasil) e do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS). Ao todo, 64 professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) participam das oficinas.

O objetivo é abordar os conceitos de biodiversidade, equilíbrio ecológico e relações ecológicas. Nesta quarta-feira (29), a temática abordada será “Os materiais online do tatu canastra e o tamanduá bandeira como ferramenta para trabalhar a biodiversidade regional em sala de aula”, ministrada pelo ICAS.

Para os professores as palestras são uma oportunidade de incrementar as atividades online desenvolvidas pela Semed que estão sendo realizadas pelos alunos durante o período de suspensão das aulas.

A professora Edlaine França dos Santos, que ministra aulas de Ciências para o 1º e 3º ano da escola “Professor Vanderlei Rosa de Oliveira, elogiou a plataforma digital das oficinas, que são repletas de materiais educativos e ferramentas que podem ser utilizadas como complemento das atividades. “Os temas são muito interessantes porque estão trazendo um novo olhar sobre o meio ambiente e nos dá ideias de como implementar o conteúdo nas aulas”, destacou a professora.

Ela ainda ressaltou a oportunidade de interação com profissionais de outros estados e até do Paraguai, também inscritos nas oficinas, possibilitando a troca de experiências. A professora ressaltou que os profissionais estão levando para as oficinas, exemplos de atividades desenvolvidas em suas unidades, ampliando o leque de ideias. “Um dos exemplos que achei mais criativo foi utilizar o nome dos animais de nossa região para ensinar as letras do alfabeto ao invés de destacar uma fauna que nem sempre faz parte da realidade do aluno”, pontuou.

Professora do laboratório de Ciências da escola “Desembargador Carlos Garcia de Queiroz”, Rita de Cássia Vilela Campos, também aprovou a ideia das oficinas neste período de pandemia. “O material vai auxiliar muito em nossas aulas, estamos conhecendo projetos maravilhosos de diversa partes do país e divulgando nossas ações. É um suporte importante para os conteúdos que elaboramos”, afirmou a professora que também trabalha na escola “Nerone Maiolino”.

Para a diretora-presidente em exercício da Planurb, Vera Cristina Galvão Bacchi, a educação é uma aliada fundamental na proteção ao meio ambiente. “Sabemos que a educação pode influenciar a sociedade e mudar o mundo. Quando promovemos capacitações aos educadores, estamos, na verdade, dando uma oportunidade para que as crianças e adolescentes aprendam novos saberes”, frisou.