Nos dias 18 e 19 de novembro a Gerência Técnica de Alimentação e Nutrição,  com apoio  do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e Colegiado de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU), promove a oficina de Capacitação de Multiplicadores para a Promoção de Práticas Alimentares Saudáveis, Atividade Física e Prevenção de Câncer. A capacitação que acontece de 07h30, às 17h, no Centro Universitário Unigran Capital, tem como público-alvo  nutricionistas e profissionais de Educação Física da Rede de Atenção Primária à Saúde. As inscrições devem ser feitas pelo ScapWeb.

O câncer, que integra o grupo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT),é uma das principais causas de morte no Brasil, sendo os fatores ambientais e os modo de vida os maiores causadores da doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Nesse contexto, ressalta-se que, para os cânceres mais comuns no Brasil, cerca de um terço poderia ser prevenido caso os padrões alimentares mais saudáveis e a prática de atividade física fossem adotados pela população.

A perspectiva de desenvolver ações que visam o estabelecimento e/ou ampliação do reconhecimento social da relação entre alimentação, nutrição e desenvolvimento de câncer faz-se necessária e, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de novembro cujo objetivo é a ampliação desse conhecimento da população sobre o câncer.

A organização e condução da oficina serão realizadas pelas nutricionistas Luciana Guedes Colombo de Arruda, Marielly Wagner, Fabiana Santos Araújo de Oliveira e Livia Maria Giacometti Piubeli.

Os palestrantes convidados serão:

  • Palestrante: Geize Rocha Macedo de Souza ( Enfermeira do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Doenças Não-Transmissíveis – DANT)

Tema: Bate Papo: indicadores e prevalência do câncer de Campo Grande

  • Equipe INCA (vídeoconferência)

Dinâmica: Aquário

Facilitadores: Anderson Holsbach (nutricionista – SES); Luciana, Marielly, Fabiana, Lívia

  • Palestrante: Fernanda Savicki (Agrônoma Dra. Recursos Genéticos Vegetais).

Tema: Impacto dos agrotóxicos na saúde

  • Palestrante: Patrícia Cintra (nutricionista – Professora Unigran)

Tema: Culinária como ferramenta para promoção da saúde