A Ocupação da Orla Ferroviária traz nesta quarta-feira (24) atrações musicais, feira de artesanato, coletivo Brechó, espaço Food Parque Quintal e caminhadas orientadas. As atividades começam às 18h e vão até às 22 horas. No caso da caminhada orientada, as atividades terão início às 18h15 e se estenderão até às 19h15.

A caminhada tem inicio da Avenida Mato Grosso com a Calogeras e vai até a Afonso Pena. Já o Espaço Food Parque Quintal fica localizado em frente ao bar Holandês Voador em frente ao Pontilhão da Antonio Maria Coelho.

Ocupação da Orla Ferroviária

A Orla tem 900 metros e se estende da avenida Mato Grosso à avenida Afonso Pena, um espaço na área central da cidade cujos elementos arquitetônicos retratam importante período do desenvolvimento da cidade.

A Ocupação da Orla Ferroviária contará com participação ativa de várias secretarias municipais como a Semsp (Secretaria Municipal de Segurança) que vai fazer o patrulhamento permanente no local.

Já a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio) traz a feira de Orgânicos e feira de Antiguidades. A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) fará palestras sobre a questão ambiental com uma unidade móvel para melhor informar a população.

A Semju (Secretaria Municipal da Juventude) ficou a promoção de aulas de artesanato e capoeira, além de um concurso de grafite, por meio do qual serão os 10 melhores para fazerem parte do cenário da Orla Ferroviária. As inscrições foram abertas no dia 15 e se encerrarão no dia 31 de agosto e poderão ser feitas pelo site da secretaria no endereço: http://www.pmcg.ms.gov.br/

A Fundac (Fundação Municipal de Cultura) promoverá feiras de artesanato e apresentações de fanfarras. Já a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) fará acompanhamento social e também utilizará o local para fazer panfletagem das diversas ações de conscientização que desenvolve ao longo do ano, entre as quais de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para a Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais) ficou a responsabilidade de viabilizar toda a estrutura de som e banheiros químicos. Para que o local voltasse a ter condições de uso, a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) fez a manutenção da iluminação, da pavimentação e limpeza de toda a área.