As obras de reordenamento do trânsito nas rotatórias da Joaquim Murtinho com Ceará e Avenida Eduardo Elias Zahran/Joaquim Murtinho serão aceleradas nesta semana. A previsão é de que até sexta-feira estejam concluídos os serviços de pavimentação nos trechos onde as rotatórias foram removidas para abertura de alças de acesso, além de recapeamento da Ceará nas cercanias do terminal de integração Hercules Maymone.

No domingo, equipes da empreiteira fizeram a sub-base. Nesta segunda-feira, está previsto o revestimento primário da base, seguindo-se a imprimação, que precede a aplicação do asfalto. Segundo engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos que atuam na fiscalização, desde novembro o cronograma de execução tem sido prejudicado pela chuva, mas também em função de algumas intercorrências,   como necessidade de adequações na drenagem e da rede de água existente sob a pista da Avenida Zahran.

Outro fator limitante é que como a região tem grande circulação de veículos, o andamento do serviço é  complicado  porque a interdição do tráfego terá de ser forma pontual e  durar o  menor tempo possível .

Na Ceará/Joaquim Murtinho onde a rotatória será substituída por alças de acesso, serão instalados 23 semáforos que vão regular o fluxo de veículo.  A rotatória da Joaquim Murtinho com a Avenida Eduardo Elias Zahran foi cortada ao meio, com abertura de uma alça de acesso, o que vai facilitar a travessia dos condutores que vem pela Zahran e querem seguir em frente pela Ceará.

O trânsito será ordenado por 15 semáforos.  O projeto ainda prevê mudanças pequenas como o recuo de um poste na esquina entre as ruas São Francisco de Assis e a Joaquim Murtinho.

Segundo o diretor da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Janine Bruno, com as alterações, todas as conversões serão preservadas, mesmo sem as rotatórias, que  “de um lado é uma solução para o fluxo de veículo, mas também sobrecarregam e saturam o trânsito”, comenta.

Terceira intervenção

Desde 2017,  é a terceira intervenção em rotatórias  promovida pela Prefeitura.  Eram locais que registravam congestionamentos até a implantação do projeto de semaforização desenvolvido pela Agetran .

Nesta região onde está em execução o projeto  de  reordenamento viário, o volume de tráfego, de 68 mil veículos,  é maior que o registrado nas rotatórias das avenidas Mato Grosso/ Nelly Martins (38 mil veículos/dia ) e da Interlagos com a Gury Marques (44 mil  veículos/dia), que receberam semaforização.

Paralelamente, já está sendo implantado o projeto de modernização dos semáforos da Avenida Elias Zahran, onde está prevista a implantação de fibra óptica, que vai possibilitar o sincronismo dos equipamentos, com a instalação de novos controladores. Isso permitirá (quando houver uma central de monitoramento na Agetran) o ajuste praticamente online do tempo dos sinais.

A Agetran já começou a fazer o trabalho de instalação de câmeras nos semáforos para a contagem do fluxo de veículos. Este levantamento servirá de base para o ajustamento do tempo de verde e vermelho da Zahran e das ruas transversais.