A Secretaria Municipal de Educação (Semed) esclarece que as informações veiculadas de que as crianças com necessidades especiais ficarão sem atendimento SÃO FALSAS. Uma Circular Interna da Semed foi utilizada fora de contexto e sem os encaminhamentos posteriores, disseminando boatos e causando preocupação desnecessária entre os pais.

Alguns veículos de comunicação chegaram a veicular erroneamente que o prefeito Alcides Bernal havia revogado contratos, o que NÃO ocorreu. Esta é mais uma informação falsa e distorcida.

Todos os contratos com os professores convocados, tanto para aulas regulares, quanto para atendimentos especiais, encerram no final do ano. Numa medida de economia, a Semed revogará os contratos dos profissionais que NÃO estiverem mais em sala de aula a partir de 9 de dezembro.

Todas as unidades que necessitarem de auxiliares especializados serão atendidas sem qualquer prejuízo aos processos de ensino e aprendizado.

A Secretaria Municipal de Educação  (Semed) também esclarece que a mudança do Pré I para meio período atende à Lei Federal 12.796, de 4 de abril de 2013, que determina que todas as crianças a partir dos quatro anos devem frequentar 200 dias de aula por ano, em período de quatro horas diárias.

Esta Lei já vem sendo aplicada em outros municípios do País e Campo Grande passará atender a partir de 2017, para isso serão disponibilizadas vagas em meio período para todas as crianças a partir dos 4 anos que necessitarem. No período integral serão atendidos os alunos na faixa etária de zero a três anos, conforme a disponibilidade de vagas.