Pela primeira vez, a Prefeitura de Campo Grande reconhece efetivamente as instituições públicas e privadas que se comprometem a adotar, no âmbito de sua esfera de competência, ações efetivas em favor da igualdade de gênero no mundo do trabalho. Para isso, foi criado o diploma do Selo Compromisso com a Igualdade de Gênero (CIG), entregue nesta manhã (7) pelo prefeito Marquinhos Trad, a três representantes. A data de hoje marca também os 12 anos de criação da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como ‘Lei Maria da Penha’.

pequenas (2)A iniciativa, que integra o calendário de aniversário da cidade e é coordenada pela Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu), inspirou-se nos sete princípios de Empoderamento das Mulheres, ditados pela ONU Mulheres Brasil, em conjunto com a Rede Brasileira do Pacto Global.

O Diploma do Selo Compromisso com a Igualdade de Gênero foi entregue àquelas instituições que tiveram seu pedido de adesão deferido, cumprindo os critérios estabelecidos no Decreto nº 13.248/2017. São elas: Badulaque Acessórios Ltda, representada pela empresária Leni Fernandes; Instituto Mirim de Campo Grande, representado por sua diretora-presidente, Cláudia Carneiro Mendes Penteado; Empresa Empodera Produtos e Serviços Ltda, pequenas (12)representada por seu presidente, Ricardo Ferreira Nantes .

Ao entregar os diplomas ao lado da titular da Semu, Maritza Cogo, Marquinhos destacou que uma boa administração pública deve criar todas as ferramentas necessárias para diminuir todas as diferenças, como as de gênero, que coloca a mulher em uma posição desigual ao do homem.

“Ato dessa natureza reforça que não existe diferença de uma pessoa da outra, principalmente por causa de seu gênero. Agradeço a essas empresas pelo compromisso e pela parceria com a nossa gestão municipal, que tem se esforçado e trabalhado insistentemente para trazer a sociedade para dentro IMG_8094da prefeitura. Esse selo reconhece que a sociedade quer avançar no sentido de reduzir as diferenças e o nosso desejo é que isso possa acontecer num futuro muito breve”, disse o prefeito.

A subsecretária de Políticas para a Mulher lamenta que os números demonstrem que as mulheres ainda estão em desvantagem no mundo do trabalho, com salários mais baixos e pouca representatividade nos cargos de chefia, poder e decisão.

“As políticas públicas para as mulheres enfrentam o desafio da transformação cultural, buscando romper com estruturas patriarcais que mantêm o machismo na nossa sociedade e promovendo um mundo mais justo, com igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres. Neste sentido, o Selo Compromisso com a Igualdade de Gênero abre caminho para que as empresas de Campo Grande possam refletir sobre suas práticas organizacionais e de gestão, estimulando ações que promovam a pequenas (1)igualdade e ampliando as oportunidades para as mulheres”, enfantiza Maritza.

Em nome das empresas que receberam o Selo nesta manhã, o empresário Ricardo Ferreira Nantes reforça a importância da participação da sociedade na busca pela igualdade e integração da mulher sem qualquer tipo de discriminação. “Se pararmos para pensar vamos ver que temos muito mais semelhanças do que diferença. Essa iniciativa da prefeitura fortalece essa questão e incentiva as empresas a buscarem esse equilíbrio, que certamente será possível se houver o compromisso de todos”.

Instituições comprometidas

Badulaque Acessórios Ltda: A empresa solicitou o Selo “Compromisso com a Igualdade de Gênero – CIG”, no qual se inscreveu com quatro ações efetivas realizadas pela mesma, dentro dos sete princípios de empoderamento das mulheres ditados pela ONU Mulheres Brasil. São eles:

  1. A Liderança promove a igualdade de gênero, onde ocorre um envolvimento pessoal da diretora da instituição com o tema;
  2. Igualdade de Oportunidade, Inclusão e Não-discriminação, sendo perceptível a remuneração equiparada de todos os funcionários por gênero, área de atuação e nível hierárquico;
  3. Educação e Formação, onde desenvolve programas de capacitação que visem eliminar obstáculos à ascensão de mulheres a cargos decisivos;
  4. Liderança Comunitária e Envolvimento, sendo que a empresa apoia iniciativas de engajamento comunitário que empoderem mulheres e jovens.

Empodera de Produtos e Serviços Ltda: A empresa solicitou o Selo “Compromisso com a Igualdade de Gênero – CIG” no qual se inscreveu com três ações efetivas realizadas pela mesma, dentro dos sete princípios de empoderamento das mulheres ditados pela ONU Mulheres Brasil. São eles:

  1. A Liderança promove a igualdade de gênero, onde há um envolvimento pessoal do presidente da empresa com o tema, dando posição de destaque ás mulheres;
  2. Igualdade de Oportunidade, Inclusão e Não-discriminação, sendo que a direção tem um trabalho conjunto com a área de recursos humanos com o intuito de sempre garantir a remuneração equiparada de todos os colaboradores em geral, sem diferenciar gênero, raça, cor e religião;
  3. Educação e Formação, onde a empresa oferece treinamento presencial no próprio auditório visando o desenvolvimento de lideranças, ações motivacionais, buscando a ascensão e empoderamento das mulheres.

Instituto Mirim de Campo Grande – IMCG: A instituição pública solicitou o Selo “Compromisso com a Igualdade de Gênero – CIG” no qual se inscreveu com três ações efetivas realizadas pela mesma, dentro dos sete princípios de empoderamento das mulheres ditados pela ONU Mulheres Brasil. São eles:

  1. Igualdade de Oportunidade, Inclusão e Não-discriminação, onde há remuneração equiparada entre os funcionários, sem distinção de gênero nas áreas de atuação e nível hierárquico;
  2. Promoção da Igualdade de Gênero e Envolvimento Comunitário, onde realiza oficinas de geração de renda visando a igualdade no mundo do trabalho, com a participação do público do instituto e da comunidade;
  3. Educação e Formação, com abordagem do conteúdo de igualdade de gênero, na qualificação e aprendizagem nas oficinas de relações sociais e humanas, conforme projeto pedagógico dos programas socioassistenciais.

Todas as instituições entregaram comprovação de todos os itens elencados acima e receberam a visita in loco da comissão avaliadora que realizou relatório favorável à concessão do Selo – CIG.

O ato para entrega do Diploma do Selo Compromisso com a Igualdade de Gênero (CIG) contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Iacita Azamor Pionte; da coordenadora da Casa da Mulher, Tai Loski; delegada titular da Deam, Joilce Ramos e a diretora-presidente do IMPCG, Camila Nascimento.