A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), convida para conhecer o museu José Antônio Pereira nesta terça-feira, 19, às 9h30, por meio das redes sociais da Sectur (@secturcg).
A iniciativa faz parte da 18ª Semana de Museus, uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. Especialmente em 2020, por questões de saúde pública, os eventos acontecem no ambiente virtual.
“O patrimônio de Campo Grande deve ser contemplado e consumido. Essa ação virtual é uma oportunidade de se aprofundar na história do fundador da nossa cidade. Para aqueles que ainda não conhecem o museu ficará a vontade de conhecer o espaço pessoalmente num futuro próximo”, discorre o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas.
O Museu José Antônio Pereira foi casa daquele que atualmente cede nome à construção onde se iniciou a história da Capital de Mato Grosso do Sul. Quem media a apresentação online é a gestora do local, Greice Mara Oliveira da Silva.
Sobre a Semana dos Museus
Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, a Semana estende essa celebração, pois conta entre seus objetivos o de aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país, difundindo as diversas manifestações e referências culturais, promovendo o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, criando experiências significativas aos visitantes.
O tema definido pelo ICOM para a edição de 2020 para o Dia Internacional dos Museus, que será o mote norteador à Semana, é: “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.
Serviço
Para acompanhar as transmissões acesse, pelo Instagram, a conta @secturcg. Pelo Facebook, confira a live pelo endereço eletrônico https://www.facebook.com/SECTURCG .