Para chamar a atenção sobre a violência no trânsito, o prefeito Marquinhos Trad, vice-prefeita Adriane Lopes, autoridades e forças militares que atuam no setor se uniram na manhã desta quinta-feira para abertura oficial do “Movimento Maio Amarelo”. O evento tem por objetivo alertar a população sobre os cuidados no trânsito, para reduzir o número de acidentes.

“Investir em tecnologia, endurecer as leis no trânsito ajuda, mas o que estamos fazendo é alertar sobre a educação e comportamento no trânsito. Os motoristas devem evitar o excesso de velocidade, não dirigir falando ao celular. Essas medidas são simples e ajudam a reduzir os acidentes no trânsito e preservar vidas”, frisou o prefeito Marquinhos Trad.

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Gerson Claro Dino, destacou a importância da união das forças para combater os acidentes no trânsito. “O Movimento Maio Amarelo representa a união de todos num só objetivo, que é a redução dos acidentes. Esta campanha é um chamamento para engajar a população e mudar o comportamento no trânsito”, avaliou.

A promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan lembrou que o mês de maio é para a população refletir sobre o trânsito e também os traumas após os acidentes. “Os acidentes no trânsito causam um impacto nos hospitais, elevando as demandas das internações. Tudo pode ser evitado com a direção defensiva”, ressaltou.

DSC_0114

O vereador Eduardo Romero se pronunciou em nome da Câmara Municipal de Campo Grande e destacou a ação integrada de todas as forças. “Esta campanha é muito importante porque une todos os setores do trânsito, mas devemos alertar que não são a leis que vão resolver os acidentes, são ações como esta e a conscientização de todos que utilizam as vias do trânsito”, declarou.

O Agente de Trânsito, Eder Vera Cruz, do setor da Agetran de Educação para o Trânsito, reforçou que a movimento será estendido até as escolas. “Nas escolas falamos para os estudantes como obedecer a sinalização, como andar de bicicletas nas vias. A educação no trânsito também começa em casa, sendo responsabilidade dos pais que é solidificada com os educadores, levando crianças a criar hábito de transitar com segurança pelas vias da cidade”, contou.

O diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno destacou que a campanha “Maio Amarelo” tem a finalidade de evitar e reduzir acidentes. “Paralelo à campanha, os agentes de trânsito, militares vão unir esforços e realizar blitz no trânsito. Com o aumento da fiscalização, os condutores com a documentação em dia sentem mais segurança. As ações educativas ajudam reduzir os acidentes e com união de todas as forças os resultados são melhores”, frisou.

O evento contou com apoio da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF),  Polícia de Trânsito (BPTRAN) e o Comando do Policiamento Metropolitano (COM). Corpo de Bombeiros, Agentes Municipais de Trânsito, Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) e do Grupo de Teatro Chico Maria.

Vítimas fatais no trânsito

Em 2015 foram registrados em Campo Grande 96 acidentes com vitimas fatais. Desses acidentes 61 foram com motociclistas, seis com ciclistas, 20 com pedestres, cinco com motoristas e três com passageiros em veículos. Esses dados na da Agetran, Bptran, Santa Casa e Secretaria Municipal de Saúde.

Já em 2016 o trânsito fez 87 vitimas fatais. Desses acidentes 48 foram com motociclistas, nove com ciclistas, 17 com pedestres, três com condutores de veículos, seis com passageiros.

Neste ano de  2017 foram registrados na Capital 27 acidentes com vitimas fatais. Desses 15 com motociclistas foram vítimas fatais, uma morte de um ciclista, seis mortes de pedestres, um condutor de veículos foi vitimas fatal, dois passageiros foram mortos e duas vitimas não tiveram a condição identificada.