Pelo menos 3 mil pessoas passaram nesta manhã de sábado (4) pela terceira edição da Ação Cidadã – Campo Grande pelos Direitos Humanos, que levou, de graça, mais de 70 tipos de serviços a população da região do Bairro Jardim Noroeste. O evento, que faz parte do calendário de comemoração dos 119 anos de Campo Grande, contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad e do subsecretário municipal de Direitos Humanos, Ademar Vieira Junior.

IMG_5526 (Copy)Ao reafirmar que a iniciativa vai percorrer as sete regiões urbanas da cidade, o prefeito reafirmou o compromisso da atual gestão municipal, de facilitar o acesso da população dos bairros aos serviços oferecidos pelo município. “Muitas vezes as pessoas não têm condições de pagar um passe de ônibus para ir ao Centro retirar um documento e aqui nós oferecemos isso. Uma administração é feita para servir a população e, para isso, precisa garantir que os direitos cheguem até o cidadão”, justificou Marquinhos Trad. As duas primeiras edições da Ação Cidadã acontecerem nos bairros Dom Antônio Barbosa e Vida Nova II.

A iniciativa é da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Diretos Humanos, em parceria com as demais secretarias municipais e entidades. O objetivo é oferecer atividades sem custo algum à população, de modo a facilitar a vida dos cidadãos, proporcionando momentos de lazer e brincadeiras em família. O local escolhido para a realização do evento foi a Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi.

O Subsecretário de Defesa dos Diretos Humanos, Ademar Vieira Junior, ressaltou que, muitas vezes, a população carente tem maisIMG_5512 (Copy) dificuldade em utilizar os serviços. “O que estamos fazendo hoje é compromisso de campanha do prefeito Marquinhos Trad, que a cada dia reafirma sua gestão humanitária, que prioriza as pessoas e cria oportunidades como esta ação aqui do Noroeste, para que elas tenham acesso aos serviços aqui ofertados durante esta manhã. Isso é garantia do Direito ao cidadão, que tem sido a bandeira da Subsecretária de Defesa dos Direitos Humanos”.

GEDIANEA dona de casa Gediane Silva de Souza comentou que aproveitou a oportunidade para emitir a 1ª via do RG para ela e para a filha adolescente. “É sem dúvida uma facilidade pra gente que mora nos bairros mais afastados dos lugares em que esses serviços são oferecidos, e muitas vezes com a cobrança de taxas. Além do RG, aproveitei a Ação para atualizar meu cadastro junto a Emha. A gente fica agradecida não apenas pelos serviços oferecidos no dia de hoje, mas também pela atenção que o Jardim Noroeste vem recebendo da administração pública”, disse a moradora do Jardim Noroeste.

Já o morador do Jardim Nova Serrana, Rodrigo de Arruda, disse que aproveitou a manhã deste sábado para levar toda a família para o atendimento odontológico oferecido durante a Ação. “A gente se programou para vir com essa finalidade, mas também aproveitamos para fazer corte de cabelo e emitir a 1ª via do RG para o meu filho adolescente. Além dos serviços públicos, o sábado foi muito bom para as crianças com os brinquedos disponibilizados durante o evento, já que elas passaram as férias todas em casa, ou brincando aqui pela rua mesmo. O que a prefeitura fez nesta manhã por elas foi para encerrar com chave de ouro”, comemorou.

A 3ª edição da Ação Cidadão disponibilizou os seguintes serviços: aulas de ginástica, tênis de quadra, futsal, cadastro e encaminhamento de vagas para o mercado de trabalho, elaboração de currículo, emissão do cartão do SUS, doação de pets, IMG_5229 (Copy)atendimento odontológico, inscrição de cursos para jovens, apresentação teatral, bandas marciais, oficina de brinquedos, orientação sobre a violência contra mulher.

E, também, serviços relacionados ao IPTU, serviço de arborização urbana, emissão do Cadastro Único, cadastro no serviço de habitação, teste rápido de HIV e outras ISTs, brinquedos infláveis para crianças, emissão de 1ª via do RG, consulta e regularização de débitos com o Detran, aferição de pressão, corte de cabelo, entre outros.

São parceiros no evento: Funesp, Funsat, Sesau, Subsecretaria Municipal da Juventude, Agetran, Semed, Sejusp, Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher, Semadur, SAS, Emha, Procon Municipal, Secretaria de Saúde do Estado, Fundação Estadual de Esporte e ainda instituições privadas como o Termas de Jurema, Pax Mundial, Solurb, Embeleze, e Covel Honda.

A Ação Cidadão desta manhã contou com a presença da subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher, Maritza Cogo; diretora-executiva de Comunicação Social, Lidiane Kober e do Ouvidor do Município, Toni Ueno.