Na semana em que a Prefeitura realiza a comemoração do Dia Internacional da Mulher, a Praça Esportiva Belmar Fidalgo recebe o lançamento do livro que tem seu nome “Praça Esportiva Belmar Fidalgo” e que conta sua história desde 1930. O evento será nesta quarta-feira (8), às 18 horas, na área central da praça, e é uma parceria da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), que realiza entre 5 e 11 de março, a Semana da Mulher.

Livro_FunespO livro é escrito pela mestra Ana Cristina Medeiros e pela pós doutora Maria Augusta de Castilho. São 112 páginas com pesquisas em livros e jornais, além de entrevistas com mais de 20 pessoas. A obra ainda traz fatos históricos que marcaram a praça.

“A obra é uma verdadeira viagem na história e na transformação da Praça Belmar Fidalgo e apresenta registros históricos como os campeonatos e eventos daquela época, fotos e histórias de quem participou e vivenciou toda essa modificação que hoje é um de nossos cartões postais”, conta Ana Cristina Medeiros.

Sobre a Praça

A Praça Esportiva Belmar Fidalgo, antigo Estádio Belmar Fidalgo, está localizado no centro de Campo Grande. Seu terreno foi doado em 1930 pelo então prefeito de Campo Grande Deusdedit de Carvalho, que colocou uma cláusula eterna no termo de doação, que impedia que nesse terreno fosse construído qualquer outro tipo de prédio, senão para a prática de esportes.

Sua primeira estrutura foi construída em 1933 como estádio de futebol. Em 1987, tornou-se uma praça esportiva e em 1994 o local passou por uma grande reforma. O local conta com duas quadras poliesportivas, arena para quadras de areia, pista de caminhada e corrida, banheiros, duchas, campo gramado, parque infantil, área para ginástica, sede administrativa e muito verde.