Técnicos da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande) participam desde ontem (17) do Seminário Limpeza Urbana, realizado pela ABLP (Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública), com o apoio da Prefeitura de Campo Grande. O evento tem como principal objetivo promover debates e discussões a cerca de um tema que engloba toda sociedade brasileira: a importância de se tratar a limpeza urbana de maneira cada vez mais consciente.

Durante a abertura do evento, o titular da Semadur, Rui Nunes, realçou a escolha da ABLP pela realização do evento em Campo Grande e a importância da temática. “A realização desse evento é o reconhecimento de que temos avançado na questão do tratamento dos resíduos. Ainda temos desafios a superar e estamos trabalhando para isso. Sabemos da importância da educação ambiental na conscientização para a correta separação dos resíduos e estamos investindo nessa área também”, destacou.

A diretora-presidente da Agereg, Ritva Vieira, ressaltou Campo Grande como protagonista na questão da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. “O evento destaca o protagonismo da nossa cidade com relação às ações já implementadas. Hoje, trabalhamos a questão da riqueza gerada por meio dos resíduos, além do legado que permanecerá por meio do desenvolvimento sustentável e um meio ambiente saudável. Muitos ainda serão os desafios, mas também sabemos avançamos consideravelmente”, afirmou.

O seminário abordou uma programação que envolveu desde as questões ambientais até a esfera política sobre o assunto. O presidente da ABLP, João Gianesi Netto, destacou a escolha de Campo Grande para a celebração dos 46 anos de fundação da entidade. “É fundamental discutirmos um tema que faz parte de nossas vidas. Trabalhar melhor para que a Política Nacional de Resíduos Sólidos seja cumprida pelos entes públicos, com o apoio da iniciativa privada”, pontuou.

Também apóiam o evento a concessionária CG Solurb, CDL (Câmara de Dirigentes Logistas), as universidades UCDB e Uniderp, Abes, JPS e Target Marketing.