Como uma ferramenta para intensificar o combate ao Aedes aegypti, o serviço de borrifação Ultra Baixo Volume (UBV) – conhecido popularmente por Fumacê -, irá passar por dez bairros no final da tarde e na noite dessa quinta-feira (02). As equipes irão passar pelo Aero Rancho, Alves Pereira, Centenário, Centro Oeste, Coronel Antonino, Estrela Dalva, Mata do Segredo, Nova Lima, Tijuca e Veraneio. 

Serão dez carros da Coordenadoria de Controle e de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) circulando nas ruas do bairro entre às 16h e 22h30, podendo ter o horário do serviço alterado, ou até mesmo ser adiado em caso de chuva ou ventos fortes. 

As equipes seguirão um itinerário previamente estabelecido, circulando por diversas ruas dos bairros em que estarão. 

A população deve abrir portas e janelas enquanto os veículos passarem pelas ruas, permitindo que as gotículas do inseticida entrem no interior da residência, onde normalmente estão abrigados os Aedes aegypti. 

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno. 

Confira o Itinerário: