O uso de inovações tecnológicas para o ambiente, democratização, transparência e qualidade de vida das pessoas tem permitido avanços significativos para a gestão pública e, principalmente, para a população de Campo Grande. A criação do aplicativo “Todos no Ônibus” – que facilita o embarque especial dos deficiente visuais, pessoas com baixa visão e cadeirantes – faz parte das ações que têm colocado a capital sul-mato-grossense em destaque no cenário nacional.índice

Neste sentido, a Prefeitura de Campo Grande, representada pelo diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia (Agetec), Paulo Fernando Garcia Cardoso, recebeu, durante o 1º Fórum de Cidades Digitais do Sul do Mato Grosso do Sul, realizado em Naviraí, o certificado de Projeto Inovador 2018, concedido pela Rede Cidade Digital (RCD), que premia as iniciativas digitais implantadas pelos municípios que desenvolvem ações visando melhorar o atendimento à população através da tecnologia.

A RCD, por meio de seu portal, é a maior mídia especializada direcionada para tratar de inovações nas Prefeituras de todo o País, dirigida especialmente a gestores públicos, pesquisadores, empreendedores e cidadãos ligados aos temas de inclusão digital, governo eletrônico, soluções tecnológicas para municípios, smart cities, eventos e inovações que representem o desenvolvimento das localidades e das pessoas.

400A4788“Com grande alegria, Campo Grande recebe esse reconhecimento pelo projeto Todos no Ônibus – Projeto Inovador 2018, justamente em um fórum onde o tema é a utilização da tecnologia focada no desenvolvimento, a inclusão e a melhoria na vida das pessoas. Entendo que esse projeto é muito mais do que um aplicativo para smartphones, trata-se de um instrumento para o pleno exercício da cidadania”, comemorou o prefeito Marquinhos Trad.

Ao receber o título de Projeto Inovador 2018, o diretor da Agetec, Paulo Cardoso, destacou que “a gestão da Tecnologia da Informação na administração pública deve vislumbrar não apenas o contexto interno, mas também o ambiente externo, melhorando a qualidade dos serviços prestados ao cidadão e contribuindo para uma atuação eficaz do poder público”.

Além da premiação, a Prefeitura, representada pelo diretor da Agência Municipal de Tecnologia apresentou durante a programação do Fórum de Cidades Digitais, as demais ações desenvolvidas pelo Município de Campo Grande, por meio do uso estratégico de IMG_9899tecnologia. São eles: Gestão Eletrônica de Documentos na Agetran; novo sistema de compras públicas; Cadastro Único Municipal;  Sala da Gestão – ferramenta que gera dados para tomada de decisão; novo sistema de recursos humanos para gestão de pessoal e folha de pagamento e o novo sistema de contratos, almoxarifado e patrimônio.

Sobre o aplicativo Todos no Ônibus

Pioneira no País, a ferramenta digital “Todos no Ônibus”, lançada pela prefeitura no início deste ano, permite que pessoas com deficiência visual e também as que possuem algum tipo de mobilidade reduzida por deficiência física fazendo uso de cadeiras de rodas, tenham autonomia para se deslocar em Campo Grande por meio do transporte público coletivo.

Para isso, a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação já disponibilizou o novo perfil do aplicativo para atender a esse público específico. O aplicativo foi desenvolvido no sentido de permitir que todos os cidadãos, em Campo Grande, tenham acesso ao transporte público coletivo.

Todas as 189 linhas disponíveis na cidade estão prontas para receber os usuários do aplicativo. Com o uso de um tablet, o motorista será avisado por um aviso sonoro, no momento em que o usuário do aplicativo solicitar a linha. O motorista terá o registro do ponto onde estará o usuário e, ao chegar ao local, o mesmo irá chamar o passageiro pelo nome. A iniciativa facilitará a pessoa na hora do embarque e ainda oferece segurança, já que o aplicativo oferta todas as informações necessárias para o usuário chegar ao destino desejado.

Fórum de Cidades Digitais

O I Fórum de Cidades Digitais do Sul do MS, realizado pela Rede Cidade Digital (RCD), reuniu prefeitos, gestores, vereadores e empresários de Campo Grande, Dourados, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina e Toledo (PR) para tratar de modernização e desenvolvimento através de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Esses municípios compartilharam modelos bem-sucedidos de uso da tecnologia na melhoria dos serviços públicos prestados à população. De acordo com o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é contribuir com o planejamento municipal no setor através da troca de experiências e acesso às novas