O Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência ganha novo espaço para atendimento às pessoas com deficiência e suas famílias em Campo Grande. Inaugurado em 2014, o serviço agora poderá dobrar a capacidade de atendimento de 60 para 120 pessoas.

O local é um ponto de apoio aos familiares e cuidadores das pessoas com deficiência e tem como objetivo atender a todos que necessitam de atenção e acompanhamento em âmbitos de vivência, seja educacional com parceria com as Organizações da Sociedade Civil- OSCs e Escolas, secretaria de saúde com parceria OSCs e convivência social e familiar.

A equipe é formada por cuidadores, assistentes sociais e psicólogos que projetam o acompanhamento territorial da família por meio da interface dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

Entre os serviços ofertados estão: atividades de convivência e fortalecimento de vínculos e cuidados pessoais com deficientes; orientação e apoio aos cuidadores e/ou familiares e identificação de tecnologias assistidas de convivência e autonomia da pessoa com deficiência.

Durante a inauguração do espaço, na tarde desta sexta-feira (23), o prefeito Marquinhos Trad frisou que estava ali não apenas para conhecer o local, mas agradecer e pedir bênçãos a todos que ali entrarem.

A vice-prefeita Adriane Lopes lembrou que é mais um projeto que sai do papel, da teoria e vai para a prática.

“Estamos cumprindo aquilo que propusemos em nosso Plano de Governo. Obrigada a todos os servidores que estão aqui, aos familiares que estão aqui conosco”, disse.

Já o secretário municipal da Secretaria de Assistência Social, José Mário Antunes da Silva, comemorou a ampliação da capacidade do Centro-Dia, o que vai proporcionar mais qualidade de vida às pessoas com deficiência.

“Dialogamos muito com as equipes e decidimos melhorar o espaço. O primeiro reflexo desse trabalho é um aumento da meta. A capacidade de atendimento era de 40, passamos para 80 e a previsão é de que ano que vem chegue a 120. Isso tem nos deixado felizes e esse trabalho nos ajuda a fortalecer a causa e a atenção à pessoa com deficiência”, destacou José Mário.

Mãe de uma usuária, dona Ajulina Brito, concorda com Jose Mário e disse que o local irá proporcionar melhores condições à filha que tem deficiência física e mental e precisa de tratamento constante.

“Ela precisa de atendimento especial desde pequenininha. Nós já frequentávamos o Centro-Dia e este novo espaço está muito melhor que o anterior, tem mais espaço, conforto, é mais arejado, eles poderão ter um atendimento muito melhor aqui”, afirmou.

Já o usuário Alessandro Souza Silva comemorou a nova Casa.

“Eu faço aulas de dança, de teatro… Gosto muito do lugar e estou encantado com a casa nova. A outra casa era muito pequena, era apertado. Aqui vamos ter muito espaço para fazer nossas atividades”, contou.

Para a Terapeuta Ocupacional, Mayza Reis, coordenadora da unidade, o Centro-Dia reflete essa preocupação com as pessoas com deficiência.

“É um local especializado para aqueles que precisam de toda nossa atenção e cuidados, um espaço que conta com equipe multiprofissional dedicada e sensível.”, pontuou.

Emendas parlamentares

Para melhorar ainda mais o espaço, o deputado estadual Lídio Lopes destinou R$ 90 mil em emendas parlamentares para compras de equipamentos para a estrutura.

“O que há de melhor na estrutura física para poder atender e poder concretizar esse trabalho. Coloquei uma emenda aqui para que esse espaço seja equipado e seja comprado todo aparelhamento novo para poder atender e ampliar. Camas, móveis, geladeira, tudo que foi levando para poder atender o melhor atendimento”, disse.

A instituição é administrada pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social, está localizado na Rua Quintino Bocaiuva, 1316 – Bairro Villas Boas.