Idosos com dificuldade de locomoção estão sendo vacinados contra a Influenza sem precisar descer dos veículos em unidades de saúde de Campo Grande. Além de facilitar o acesso, o atendimento visa diminuir o contato entre as pessoas, evitando a disseminação do coronavírus (Covid-19). A vacinação para idosos e profissionais de saúde segue até o dia 16 de abril.

Na manhã desta quinta-feira (2) dezenas de idosos compareceram à Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Batistão para se imunizar. Os servidores auxiliaram na organização da fila seguindo os protocolos de segurança para evitar aglomeração e otimizar o fluxo de atendimento. A vacinação dos idosos nos carros é feita de acordo com a necessidade e disponibilidade de cada unidade.

Campo Grande recebeu uma primeira remessa de aproximadamente 47 mil vacinas e um segundo lote com 39.600 neste semana. Na maioria das unidades e estabelecimentos parceiros (farmácias) as doses já se esgotaram.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Veruska Lahdo, a recomendação é para que a pessoa entre em contato com a unidade ou estabelecimento mais próximo para verificar se há ainda disponibilidade de doses a fim de evitar deslocamento desnecessário. A previsão é de que novas doses sejam enviadas ao município na próxima semana.

“Neste momento pedimos para que as pessoas, principalmente os idosos, tenham paciência e que evitem exposição desnecessária. Lembrando que temos mais duas semanas de campanha exclusivamente para os idosos e profissionais de saúde, portanto não há motivo para correria”, comentou.

Acamados

Os idosos acamados continuam sendo imunizados, de acordo com o cronograma pré-estabelecido pelas unidades de saúde. O trabalha conta com apoio do Ministério Público Estadual (MPE) e da Câmara Municipal de Campo Grande que cederam veículos para fazer o transporte de profissionais e dos imunobiológicos. Cerca de 3 mil pessoas devem ser vacinadas.