No mês em que Campo Grande completa 119 anos, a população recebe de presente um reforço na segurança pública, com a entrega do novo prédio da Gerência Operacional da Região Centro. Nesta manhã, o prefeito Marquinhos Trad inaugurou a base, que está instalada na Praça do Rádio Clube.

A Gerência Operacional da Região Centro conta com um efetivo de 140 Guardas Civis que realizam patrulhamento em toda a região. Para isso o efetivo conta com três motocicletas, dois veículos (1 carro e 1 caminhonete) e 2 bicicletas.

IMG_0022 (Copy)Durante o evento, o chefe do Executivo Municipal lembrou que o objetivo da Prefeitura é capacitar constantemente a Guarda Municipal para apoiar as demais instituições de Segurança Pública, como a Polícia Militar, a Policia Civil, e até as forças federais.

“Esse trabalho em conjunto, essa integração, visa aumentar a segurança efetiva na Capital. Ao invés de jogarmos a responsabilidade para a esfera estadual e federal, estamos empenhados na busca de recursos para melhorar a questão em nossa Capital e a instalação dessa base no centro é sem dúvida um passo importante para avançarmos neste sentido. Essa base da Guarda sem dúvida trará alívio para os 71 mil moradores da região central da nossa cidade”, justificou Marquinhos.

IMG_0004 (Copy)O secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja lembrou que até o ano de 2016, a Praça do Rádio Clube era ocupada por usuários de drogas e que a população que reside na região sentia-se insegura com a falta de policiamento preventivo na área.

“A atual gestão, logo que assumiu, no início de 2017 colocou um contingente mínimo de guardas na praça para coibir a presença de marginais e já foi trabalhando nesse projeto maior, que através da parceria da Associação Comercial e da Câmara Municipal, conseguiu instalar uma base para que o efetivo aqui fosse permanente. A prefeitura está levando a sério a questão da Segurança Pública e essa gerência do centro é apenas o começo de muitas ações importantes para a população”, ressaltou Azambuja.

Em nome do Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, o tenente-coronel Almeida reconheceu o esforço da prefeitura em contribuir com a segurança pública da Capital. “Ações como essa só acontecem quando temos bons administradores. Campo Grande vive um momento diferente e, como cidadão dessa cidade posso afirmar que a atual administração tem feito um trabalho de excelência ao somar com as forças policiais para a segurança preventiva e ostensiva, através de seu efetivo da Guarda Municipal”.

IMG_9869 (Copy)A Região Centro tem 71 prédios públicos municipais, que são atendidos com Guardas Civis e rondas preventivas diuturnamente. De acordo com o chefe da Gerência Operacional da Região Centro, Gcm Marco Antônio Thill, a unidade garantirá melhores condições de trabalho para os guardas civis que fazem rondas e patrulhamentos constantes na região central.

“É sem dúvida uma valorização e demonstração de respeito para com o servidor. Criar condições estruturais dignas para que o guarda possa trabalhar, sem dúvida melhora a produtividade e quem ganha com isso é a população”, defende Thill.

Após 28 anos de existência, a Guarda Civil Municipal de Campo Grande foi elevada ao status de secretaria em dezembro de 2014 e hoje conta com efetivo de aproximadamente 1,2 mil pessoas.

O evento de inauguração da Gerência Operacional da Região Centro contou com a presença do chefe de Gabinete do Prefeito, Alex Gonçalves, do vereador Valdir Gomes e de secretários e chefes de autarquias e órgãos públicos municipais.