Funsat entrega 330 certificados de cursos do Programa Qualifica Campo Grande

@3

Campo Grande, 04/05/2018 às 17:16

O diretor-presidente da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande, Cleiton Freitas Franco entregou nesta tarde (4) os certificados aos participantes que concluíram os cursos do Programa Qualifica Campo Grande. A cerimônia aconteceu na sede da Funsat.

No total, 330 concluintes receberam os certificados dos cursos de Higiene na Manipulação de Alimentos, Auxiliar Eletricista, NR10, Introdução a Segurança do Trabalho, Gerenciamento em Canteiro de Obras, Auxiliar de Encanador, Artesanato em Fuxico e Pintor.

Entre os participantes dos cursos, 78 beneficiários tiveram qualificação em parceira com a Secretaria de Assistência Social – SAS, por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas Trabalho.

O diretor da Funsat ressalta que a atual administração tem a preocupação não apenas de garantir a colocação do trabalhador no mercado de trabalho, mas de ajudá-lo a se manter empregado.IMG_0573_ (1)

“São mais 330 pessoas que saem daqui qualificados. Além de capacitar o trabalhador, que muitas vezes não tem a mínima qualificação profissional, nós também nos preocupamos com o depois, já que essa pessoa precisará mostrar sua capacidade profissional e interpessoal para poder se manter naquele local de trabalho. Então, oferecemos as ferramentas para que ele possa estar de fato preparado para enfrentar esse universo do mundo do trabalho, que está cada vez mais exigente”, pondera Cleiton.

O secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, destaca a importância da capacitação na vida das pessoas. “As pessoas precisam ser motivadas, incentivas, orientadas e capacitadas para que tenham melhores oportunidades. Quando elas recebem toda essa carga de conhecimento e motivação, elas se sentem empoderadas para acessar o mundo do trabalho. E é aí que elas começam a ver os frutos do trabalho delas e entendem que o sucesso está em suas mãos.

Quem comemorou a conclusão do curso de Fuxico é a Floripedes Fátima da Cruz. Com 53 anos, a moradora do Bairro Aero Rancho disse que está bastante animada para fazer novos cursos. “Eu já ganho dinheiro com artesanato e gosto de aprender novas técnicas. Dessa vez aprendi o fuxico e estou pronta para os próximos cursos”, disse.

Já a Larissa Cândido de Lemes, 30 anos, disse que o curso de Higiene e Manipulação de Alimentos agregou conhecimento para sua graduação. “Eu curso a faculdade de Biologia e dentro do meu curso tem a matéria de microbiologia na qual abrange a manipulação de alimentos e higiene. Sem dúvida esse curso enriqueceu o meu conhecimento e estou muito feliz com o resultado”, disse a moradora do Bairro Jardim Centenário.

Com o certificado em mãos, o concluinte do curso de Pintor, Abner Bezerra de Almeida, 58 anos, disse que se sente seguro para buscar uma vaga no mercado de trabalho. “O curso foi muito bom. Tive um ótimo professor. Agora que eu adquiri a qualificação me sinto seguro para buscar uma colocação no mercado de trabalho. Com esse diploma sei que muitas portas vão se abrir. Tudo ficará mais fácil agora”, ressalta o trabalhador.

Na oportunidade aconteceu o lançamento das metas do Programa Qualifica Campo Grande – 2018, que abrange as diversas atividades econômicas nas áreas de serviço, comércio, indústria, construção civil e empreendedorismo.

A agenda de cursos 2018 irá atender diferentes níveis de escolaridades; com previsão de início neste mês de maio. Sendo que ainda no primeiro semestre estão previstos novos cursos em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

O Programa  Qualifica Campo Grande da Funsat é realizado com recursos do tesouro municipal e tem como princípio básico elevar a qualidade de vida dos munícipes da capital, abrindo-lhes  a oportunidade  de geração de renda e inserção no mercado de trabalho, mediante o oferecimento gerais e específicos de uma ocupação  profissional.