Com a finalidade de melhorar o perfil para a empregabilidade e apoiar iniciativas empreendedoras objetivando a geração de trabalho e renda, a Coordenadoria da Fundação Social do Trabalho (Funsat) está promovendo cursos de qualificação profissional na área da construção civil para 160 trabalhadores.

Prestes a se formar em uma nova profissão, trabalhadores que integram o projeto voltado para autoconstrução das próprias moradias, falaram sobre a ansiedade de pegarem seus certificados e terem novas oportunidades.

O aluno Luiz Alberto Guimarães, de 34 anos, morador do Vespasiano Martins, disse estar ansioso para garantir uma vaga no mercado de trabalho. “Estamos saindo com um certificado em mãos. Antes eu era apenas um faxineiro sem certificado, hoje posso dizer que tenho profissão. Eu vou ter certificado para apresentar no mercado de trabalho. Estou muito feliz e agradecido”, detalhou.

Para o prefeito Marquinhos Trad, que participou na tarde desta terça-feira (4) do evento no Cecapro, onde foram entregues as apostilas para que os trabalhadores e ex-moradores da Comunidade Cidade de Deus – a importância do projeto vai além da formação profissional, pois todos terão a tão sonhada casa própria.

“O que vocês querem é o desejo IMG_0066de milhares de seres humanos. E quando Ele determina, nenhum um homem é capaz de superá-lo. A minha missão é trabalhar para aqueles que foram excluídos”, afirmou.

Já o diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco, agradeceu o prefeito Marquinhos Trad por acreditar no projeto da Emha e Funsat em solucionar a situação de moradias e agradeceu toda equipe de Qualificação Profissional da Funsat por todo empenho e dedicação com os alunos (as).

“Obrigado ao nosso prefeito Marquinhos Trad, sem ele nada disso seria possível, agradeço ao Enéas Netto diretor-presidente da Emha, agradeço toda a equipe da Funsat que estão engajados neste projeto. Vamos ter mais 15 dias de aulas teóricas e logo vamos para a prática, o sonho da casa própria de vocês está acontecendo”, pontuou.

Para construírem as próprias casas, os trabalhadores podem se capacitar em azulejista, eletricista, pintor, carpinteiro, auxiliar de encanador e pedreiro. No total são sete instrutores e quatro orientadores acompanhando os alunos com aulas teóricas e praticas, sendo todos formados na área da construção civil.

Para o professor engenheiro civil, Eduardo Borges de Assunção, a capacitação profissional dos alunos vai garantir uma vaga no mercado de trabalho. “Durante as aulas muitos alunos já têm experiência na área IMG_0349da construção civil, porém o que faltava era a certificação para comprovar sua profissão”, frisou.

(Foto: Diogo Gonçalves)