A Fundação Social do Trabalho de Campo Grande começa 2019 ampliando os programas e parcerias, para fomentar vagas de emprego e mais cursos de qualificação para os trabalhadores locais. Em 2018, a pasta promoveu diversos encaminhamentos para o mercado de trabalho, foram mais de 109.139 atendimentos na agência de emprego.

De acordo com o diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco, em 2018 mais de 7.109 trabalhadores se inscreveram pela primeira vez no site do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. “Foram mais de 5 mil vagas captadas pela equipe de intermediação da Funsat”, apontou.

O número de trabalhadores  encaminhados para entrevistas de emprego ultrapassou 15 mil e 1.603 trabalhadores foram selecionados e contratados pelas empresas que ofertaram vagas na agência da Funsat.

O setor de atendimento a pessoas com Deficiência, realizou atendimento para mais de 1 mil atendimentos, sendo 488 trabalhados foram encaminhados para entrevistas, com registro em carteira foram 153 trabalhadores.

Já no atendimento de seguro-desemprego, a Funsat realizou a entrada de mais de 12 mil trabalhadores, no setor de confecção de Carteira de Trabalho mais de 10 mil trabalhadores solicitaram emissão de CTPS.

Projetos em Andamento

A Fundação Social do Trabalho (Funsat), em parceria com o Ministério de Educação e com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), está formando bolsistas do Programa de Inclusão Profissional (Proinc), com idade entre 18 a 29 anos, que desejam concluir o Ensino Fundamental. O projeto prevê formação para mais de 50% dos bolsistas cadastrados no Proinc.

A Fundação Social do Trabalho está qualificando mais 136 trabalhadores que são ex-moradores da antiga Cidade de Deus, o grupo está inscrito no Proinc onde estão no mutirão de construção de suas moradias. O projeto é em parceria com a EMHA.

Outro projeto em execução são as moradias para a comunidade Indígena da  Aldeia Água Bonita, mais de 50 trabalhadores estão recebendo qualificação profissional na área da construção civil. O projeto é uma parceria com a AGEHAB.

IMG_3887Destaque Nacional

A Funsat também ganhou destaque no Fonset – Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), o diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco, recebeu o convite para assumir cadeira no Fonset, o mesmo foi empossado no mês de Novembro de 2018, no Ministério do Trabalho em Brasília-DF. O fórum realiza sessões com secretários de todos os Estados do Brasil com objetivo de discutir políticas públicas de emprego, renda e qualificação em âmbito nacional.

Qualificação Profissional em 2018

Mais de 800 trabalhadores foram certificados em diversos cursos oferecidos pela Escola de Qualificação Profissional da Funsat, como cursos de Higiene e Manipulação de Alimentos, Barbearia, Depilação, artesanato em fuxico, artesanato em tricotin e costuras em geral.

Está em andamento os cursos técnicos nas áreas de administração, informática, cozinha e saúde. São mais de 200 alunos cursando.

Mais de 159 trabalhadores tiveram orientação para inserção no mercado de trabalho, foram certificados pela Escola de Qualificação Profissional da Funsat.

Projetos para 2019

O Programa Funsat Itinerante está passando por reformulação para este ano (2019), hoje o programa atende as sete regiões da capital. O objetivo é oferecer nos atendimentos itinerantes oficinas de orientação profissional, comportamental e motivacional aos trabalhadores com a realização de entrevista pessoal,  cadastrado ou não no posto de atendimento, com profissionais habilitados para um  melhor preparo do trabalhador visando o sucesso no preenchimento da vaga.

Conforme explica o diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco, os setores de intermediação de vagas e qualificação profissional da Funsat, está ampliando as oportunidades e novos cursos de qualificação para garantir mais oportunidades aos trabalhadores locais.

“Nosso objetivo é levar orientação profissional nos atendimentos da Funsat Itinerante para o trabalhador em situação de desemprego, buscando o fortalecimento emocional e o equilibro do trabalhador. Será disponibilizado ainda serviço de orientação coletiva, além do acompanhamento das entrevistas, onde será aplicado teste vocacional e orientação para elaboração de currículo. O objetivo é o aumento da autoestima comportamental no mercado de trabalho”, explica.

Ainda de acordo com o diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco, neste ano as ações no que tange a Feira da Empregabilidade serão ampliadas também, além das parcerias que já existem a proposta é buscar outros parceiro no âmbito nacional e ligados ao Sine para fomentar as vagas em nossa capital.