Quatro equipes do serviço de borrifação Ultra Baixo Volume (UBV) – Fumacê – estarão em diferentes bairros da cidade nessa sexta-feira (15) para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os carros passarão pelos bairros Coronel Antonino, Vila Nasser, Nova Lima e Moreninhas. 

Os veículos de borrifação transitarão das 16h às 22h, horário em que a maioria das pessoas estão em casa, sendo que, dependendo da condição climática, em caso de chuvas ou fortes ventos, o serviço terá que ser suspenso, já que assim não há efetividade no lançamento do veneno para os mosquitos. 

A população deve abrir portas e janelas enquanto os veículos passam pelas ruas, permitindo que as gotículas do inseticida entrem no interior da residência, onde normalmente estão abrigados os Aedes aegypti. 

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno. 

Confira o itinerário: