Para intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chykungunia, o serviço de borrifação ultra baixo volume (UBV) – popularmente conhecido como Fumacê – irá passar por quatro bairros nessa segunda-feira. As equipes estarão no Aero Rancho, Centro Oeste, Pioneiros e São Conrado. 

Os veículos da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), circularão pelas ruas dos bairros entre 16h e 22h, seguindo um itinerário previamente estabelecido. 

Caso, durante o horário de borrifação do inseticida, haja chuva ou ventos fortes, o serviço poderá ser cancelado, uma vez que assim o veneno perderá sua efetividade contra o mosquito. 

Durante o horário em que os quatro veículos estiverem circulando, um em cada bairro, os moradores devem permanecer com as portas e janelas das residências abertas, para que o inseticida possa adentrar os imóveis, locais esses onde estão a maioria dos focos do mosquito. 

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno. 

Confira o itinerário: